São Paulo, Domingo, 05 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Programa de treinamento recebe inscrições até dia 15

Folha lança 1º curso na área econômica

da Redação

Estão abertas a partir de hoje inscrições para o primeiro programa de treinamento em jornalismo da Folha voltado especificamente para a área econômica. O prazo se encerra no dia 15.
Será a 30ª edição do curso, criado pelo jornal em 1988 e responsável pela formação de 189 jornalistas, 88% dos quais aproveitados pela empresa.
O novo programa procura atrair tanto estudantes e recém-formados da área jornalística que pretendam se especializar na área econômica quanto estudantes e recém-formados em economia que queiram trabalhar em jornal.

Exercícios e teoria
Para o editor de Dinheiro, Oscar Pilagallo, o treinamento é importante não só porque prepara os participantes para a rotina e as exigências do trabalho na Redação, mas porque cria um núcleo em que a cultura de jornalismo da Folha é difundida e fixada.
Além de exercícios diários de reportagem e redação jornalística, nos quais são postos em prática os princípios do projeto editorial da Folha, o treinamento terá cursos de português, matemática financeira e história econômica. Também vai abordar alguns dos principais problemas da economia de hoje.
Entre os temas tratados vão estar déficit público e inflação, contas nacionais, sistema financeiro e Banco Central, economia industrial e comércio internacional.
O objetivo é fazer com que os participantes entendam as notícias e possam pô-las em contexto e estabelecer nexos entre os fatos e a situação econômica atual.

Inscrições e seleção
Para se inscrever é preciso preencher a ficha que se encontra na sede da Folha (al. Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos, São Paulo) e, a partir de terça-feira, nas sucursais do Rio e de Brasília.
A ficha também pode ser preenchida na Internet, no site www.uol.com.br/fsp/ptrainee
O processo de seleção vai incluir um teste de conhecimentos específicos e gerais e entrevistas.
O curso, que terá duração de quatro a cinco semanas, está previsto para começar no início de fevereiro.
A Folha realiza em geral três programas por ano, com turmas de até dez participantes.
"Optamos por grupos pequenos porque o acompanhamento deve ser intensivo e individual", diz a editora de Treinamento, Ana Estela de Sousa Pinto.
As inscrições para o treinamento em jornalismo diário ficam permanentemente abertas e os procedimentos são os mesmos dos adotados no curso de jornalismo econômico.
A próxima turma deve acontecer em meados do próximo ano.


Texto Anterior: Crimes financeiros: Mudar leis combate lavagem de dinheiro
Próximo Texto: Nova turma tem início amanhã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.