São Paulo, Domingo, 05 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guaranis-caiuás tentam se matar com agrotóxico

da Agência Folha, em Dourados

Em 7 e 8 de setembro, 12 guaranis-caiuás da aldeia Panambizinho fizeram uma tentativa de suicídio coletivo, tomando pinga com agrotóxico. Três acabaram morrendo.
A disputa pela terra é um dos principais fatores que levam os índios ao suicídio na aldeia, afirma a antropóloga Katya Vietta, da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).
A história de Panambizinho registrava cinco suicídios até o final de 1998. Segundo Katya, neste ano mais seis índios se mataram na aldeia.
No domingo retrasado, um jovem, que ficou viúvo com o suicídio da mulher em setembro, também tentou se matar. Ele quis se enforcar. Só não morreu porque os índios conseguiram cortar a corda a tempo.
A antropóloga considera que a falta de espaço na aldeia e de alternativas para a comunidade indígena agravam a situação. "Hoje eles não têm nem onde pescar e caçar", disse Vietta.


Texto Anterior: Mato Grosso do Sul: Tribo de Dourados pode invadir área
Próximo Texto: Operação Mandacaru: Produção de maconha "migra" para o MA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.