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TRANSIÇÃO
Ex-deputado pretende centralizar na Secretaria de Comunicação de Governo verba estimada em R$ 100 milhões
Gushiken vai comandar publicidade oficial
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O coordenador-adjunto da
equipe de transição do PT, Luiz
Gushiken, vai comandar a propaganda oficial do governo de Luiz
Inácio Lula da Silva, a partir de 1º
de janeiro. Gushiken pretende
centralizar na Secom (Secretaria
de Comunicação de Governo) a
verba para a publicidade institucional, estimada em R$ 100 milhões no Orçamento Geral da
União para 2003.
Deputado federal durante três
legislaturas, de 1987 a 1999, Luiz
Gushiken, 52, é administrador de
empresas, ex-bancário e integrante do chamado núcleo duro do
novo governo, integrado pelos
petistas mais próximos ao presidente eleito.
Ele passou as últimas 48 horas
tratando da nova formatação da
secretaria de Comunicação. Anteontem, teve uma reunião com o
atual secretário, João Roberto
Vieira da Costa, e ontem ouviu a
opinião de pessoas ligadas ao setor, inclusive da área publicitária.
Na conversa com Vieira da Costa, o ex-deputado federal encampou as mudanças encaminhadas
pelo secretário de Fernando Henrique Cardoso. Entre elas, a discriminação no Orçamento do gasto
publicitário em quatro segmentos: a propaganda institucional, a
de utilidade pública, a mercadológica e a legal.
Antes, a verba de propaganda ficava escondida no Orçamento.
Para 2003, estão previstos gastos
de R$ 220 milhões da administração direta com publicidade, sendo R$ 100 milhões de publicidade
institucional e R$ 120 milhões para as campanhas de utilidade pública. Vieira da Costa defendeu
que a verba institucional fosse
centralizada na Secom.
Gushiken concordou e pediu
que o atual governo encaminhasse a solução para o problema.
Vieira da Costa e o ministro Guilherme Dias (Planejamento) vão
pedir que o relator do Orçamento,
senador Sérgio Machado (PMDB-CE), faça a alocação dos R$ 100
milhões diretamente à secretaria.
É uma maneira de evitar a pressão
dos futuros ministros para manter a verba.
Outro passo para fortalecer a secretaria discutido ontem por Gushiken é a mudança da composição das comissões de licitação.
Atualmente, as comissões são integradas por três representantes
do ministério licitante e dois da
Secom. Essa representação seria
invertida.
Entre as pessoas ouvidas ontem
pelo ex-deputado está o publicitário Duda Mendonça, o marqueteiro da campanha vitoriosa de
Lula nas eleições de outubro.
Gushiken também está analisando a entrada da Secom no
CENP (Comitê Executivo de Normas Padrão), que reunirá agências, veículos e anunciantes.
O assunto também está sendo
examinado pela Advocacia Geral
da União.
Em 2001, a administração direta
gastou mais de R$ 300 milhões em
publicidade, dos quais cerca de
R$ 150 milhões só em dezembro.
Nem o governo sabe quanto foi de
publicidade institucional e de utilidade pública (campanhas como
as de vacinação). Neste ano, o gasto até outubro estava em torno de
R$ 229 milhões.
(RAYMUNDO COSTA)
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