UOL

São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

BBC - de Londres

Site diz que Israel reprova presidente

GRÃ-BRETANHA - Com o título "Discurso de Lula é mal recebido em Israel", o site BBC noticiou que os israelenses reprovaram o discurso que o presidente brasileiro fez na Síria anteontem.
Ele afirmou que apóia a criação de um Estado palestino e que é "inaceitável" a ocupação israelense de territórios palestinos. Também defendeu a saída de Israel das colinas sírias do Golã.
À BBC, o embaixador israelense no Brasil, Daniel Gazit, falou "com irritação" sobre o discurso de Lula. Afirmou que Israel só está nas colinas do Golã "por causa dos ataques sírios diários que partiam da região antes de 1967".
No governo de Israel, a resposta foi mais diplomática. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país, David Saranga, disse que "não há nenhum motivo de discórdia entre Israel e Brasil".
A BBC também ouviu Efraim Innbar, professor da Universidade Bar-Ilan: "Lula deveria vir a Israel, e não ficar passeando por países ditatoriais".
O repórter político do jornal "Haaretz" Aluf Benn foi ainda mais duro: "A verdade é que Israel não se importa com o que pensa o Brasil. Está longe de ser a nossa prioridade".


Texto Anterior: Em nota, governo contesta a gafe do brinde na Síria
Próximo Texto: Mais uma chance: Empresários animam o "feliz 2004" do PT
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.