São Paulo, quinta-feira, 06 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

Concurso de beleza

O site da "Economist" não poupou ironia, sob o título "Mais generoso do que tu":
- Os países ricos são piedosamente rápidos em gestos grandiosos logo após calamidades. E os gestos estão ficando mais grandiosos, com uns se sobrepondo aos outros no leilão de generosidade.
Era menção à Alemanha, que havia "saltado" o Japão. Enunciado na Globo News:
- A Alemanha ficou com a liderança nas doações, que antes era do Japão.
Mais algumas horas e a Austrália passava à frente, na tabela do "Financial Times".
O comissário de ajuda humanitária da União Européia, ouvido pela AP na Indonésia, reclamou então que o apoio financeiro às vítimas do tsunami estava virando "concurso de beleza, com nações disputando o título de maior doador".
 
Não só as nações. O porta-voz de George W. Bush espalhou e a Fox News destacou que o presidente dos EUA doou US$ 10 mil. E os canais de notícias não se cansam das doações de celebridades, da banda Linkin Park ao diretor Steven Spielberg, do piloto Michael Schumacher ao ator Jackie Chan.
E não só celebridades. O canal Al Jazira anunciou que vai levantar fundos nos países árabes. Até o movimento Via Campesina, segundo o site Carta Maior, lançou campanha.
 
Mas o importante agora é menos o dinheiro, que passou dos US$ 3 bilhões, segundo a manchete do Jornal Nacional, e mais "o que está sendo feito no chão". É o que insistiam tanto o comissário da União Européia como a "Economist", ontem:
- A ajuda é empenhada mais rapidamente do que pode ser gasta. Os que dão e distribuem ajuda não aprenderam com os erros passados?

TSUNAMI E A WEB

Reprodução
As páginas iniciais de Arthur C. Clarke e Sihanouk

Para a coluna de web do "Washington Post", "a internet vem mostrando o seu melhor desde o tsunami". Segundo o texto, a rede levou a "volumes sem precedentes de doação -e bondade- de gente do mundo todo".
O "San Jose Mercury News" acrescentou que os blogs em particular estabeleceram, com o episódio, um sentido de "comunidade global". O "New York Times" disse que eles "brilharam", com relatos pungentes algumas vezes postados de celulares diretamente das áreas destruídas.
Por fim, o "Wall Street Journal" avaliou que sobretudo os videoblogs, chamados de "vlogs", saltaram para o primeiro plano na rede -em número e em diversidade de vídeos do fenômeno, mas principalmente em audiência.
 
O "NYT" também tratou de expor como os debates na blogosfera seguem tão excêntricos como sempre, com teorias de conspiração etc. Num site, Democratic Underground, um blogueiro afirma que o terremoto foi efeito do bombardeio do Iraque. Afinal, "a Terra é orgânica, ela pode ser ferida".
Mas "as mensagens esquisitas dos blogs não são apenas dos cidadãos comuns", sublinhou o jornal. O ex-rei do Camboja, Norodom Sihanouk, descreveu em seu site como foi avisado por um astrólogo de um "cataclismo ultracatastrófico", que só não atingiria seu país se ele realizasse certo ritual -o que ele fez, salvando o Camboja.
Não faltou também o caso mais citado do escritor de ficção científica Arthur C. Clarke, que mora em Sri Lanka. Em seu site, ele observou como em 1957, "curiosamente", o primeiro livro que fez sobre o país tratou de uma onda gigante.

Estiagem 1
Na estiagem do recesso parlamentar, a cobertura política da Jovem Pan ao Jornal da Record não se cansa de seguir e detalhar cada encontro dos petistas Luiz Eduardo Greenhalgh e Virgílio Guimarães, em campanha pela Câmara, em Brasília.
"Até o presidente Lula", como diz o Jornal Nacional, parece não ter outro assunto para tratar, neste janeiro.

Estiagem 2
Como se não bastasse a estimulante eleição na Câmara dos Deputados, de uma hora para outra voltou ao ar a novela da convenção do PMDB, que afinal nem chegou a existir. Foi manchete no UOL e no Jornal da Band, entre outros:
- Anulada convenção em que o PMDB deixou o governo.
O que não dizer que voltou ao governo. Ele nem saiu.


Texto Anterior: Cofre público: Lula gastou mais com seu avião que com saneamento
Próximo Texto: Lulatur: "Colônia de férias" do Alvorada tem fotoblog
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.