São Paulo, domingo, 06 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Legislativo do Rio distribuiu 5.250 condecorações

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente Lula, os papas João Paulo 2º e Bento 16, o tenista Gustavo Kuerten, o presidente Hugo Chávez e o ditador Fidel Castro receberam a medalha Tiradentes, principal condecoração do Legislativo do Rio, ou o colar do Mérito Judiciário, do Tribunal de Justiça do Estado.
Desde 1992, quando foi criada para celebrar o bicentenário da morte de Joaquim José da Silva Xavier, 5.250 pessoas ganharam a medalha Tiradentes. O homenageado não precisa nem estar vivo: Santos Dumont, João Goulart e Juscelino Kubitschek receberam a comenda post mortem. Já o TJ do Rio, ao menos nos últimos dois anos, só concedeu o colar a pessoas vivas "que prestaram relevantes serviços".
Nem a Assembléia nem o TJ informaram os custos de cada homenagem nem quanto gastam por ano com elas.
Os 70 deputados do Rio têm direito a duas medalhas por ano. Em 2006, foram concedidas 199 (o parlamentar pode acumular a do ano anterior e dar mais de duas comendas num ano) e 110 em 2007. Em regra, para cada agraciado há uma sessão solene para a entrega da condecoração. O Tribunal de Justiça é mais econômico na distribuição: foram 49 os homenageados em 2007 e 40 em 2006. (RAPHAEL GOMIDE)


Texto Anterior: Assembléias de Goiás e de Minas trocam medalhas
Próximo Texto: Psicanalista critica "círculo vicioso de auto-emulação"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.