São Paulo, domingo, 06 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Segundo médico, o presidente deve ter melhora substancial na respiração

Lula tem alta e retorna ao trabalho na 4ª

Jorge Araújo/Folha Imagem
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, deixa o Incor, onde foi operado anteontem


CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 59, teve alta hospitalar ontem, após ser submetido a uma cirurgia para retirada de um pólipo nasal. Depois de deixar o Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas), em São Paulo, o presidente, acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, chegou à Granja do Torto, em Brasília, às 12h25. Lá ele deverá passar o Carnaval descansando.
O cardiologista do Incor e médico do presidente, Roberto Kalil, disse que Lula passou a noite bem. "Foi uma cirurgia sem nenhuma intercorrência e o presidente dormiu normalmente e acordou bem-humorado". A cirurgia, feita na noite de anteontem pelo otorrinolaringologista Clemente Ribeiro de Almeida, durou cerca de uma hora e Lula foi submetido a anestesia geral.
O pólipo nasal (reação inflamatória de origem desconhecida, que afeta de 1% a 4% da população mundial) media 3 cm de diâmetro e foi retirado da narina esquerda do presidente, que estava totalmente obstruída, dificultando o fluxo de oxigênio. A operação foi feita com ajuda de um cabo de fibra ótica que leva uma câmera na extremidade. O processo não deixa cicatrizes externas.
Em casos raríssimos, o pólipo está associado ao câncer, o que não é o caso do que foi retirado do presidente Lula. Segundo Roberto Kalil, o material colhido da cirurgia já foi examinado e constatou-se que é benigno.
Kalil afirmou que não foi necessário nenhum curativo externo e que não há restrição aos hábitos nem à rotina profissional do presidente. Ele afirmou que Lula vai ganhar maior qualidade de vida porque haverá "melhora substancial na respiração". A recuperação de Lula se fará apenas com cuidados locais e medicamentos, conforme orientação do otorrinolaringologista.
Kalil disse que a primeira-dama permaneceu com o presidente "até altas horas" após a cirurgia, mas depois foi para casa, em São Bernardo do Campo (SP). Marisa retornou ontem, por volta de 9h, para viajar com Lula a Brasília. O senador Romeu Tuma (PFL-SP) fez rápida visita ao presidente.
Lula deixou o hospital às 9h40 vestindo um agasalho semelhante ao usado pelos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Atenas. Demonstrou bom-humor. Cumprimentou funcionários, acenou para os jornalistas e limitou-se a dizer que estava bem.
O presidente retorna a sua agenda normal de trabalho na próxima quarta-feira. Às 15h, ele participa de uma reunião da coordenação de governo.


Texto Anterior: Esqueleto literário: Biblioteca de Niemeyer ainda busca acervo
Próximo Texto: Elio Gaspari
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.