UOL

São Paulo, quinta-feira, 06 de março de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Fiel escudeiro
A pedido de Lula, José Dirceu (Casa Civil) responderá pelo Planalto sempre que surgir um assunto polêmico capaz de desgastar a imagem do presidente. Repetirá o papel de Sérgio Motta na primeira gestão FHC.

Chefe poupado
Dirceu entrou em campo para criticar as agências reguladoras e defender a punição a ACM pelo escândalo dos grampos na Bahia. Lula se preservou, não falando publicamente sobre esses assuntos polêmicos.

Despesas da refeição
O ministro da Segurança Alimentar, José Graziano da Silva, pediu para o Tribunal de Contas da União controlar os programas de combate à fome.

Outra apuração
José Genoino comemorou a vitória da Gaviões da Fiel no Carnaval. O presidente petista afirma ser pé-quente. Na primeira vez que foi ao Sambódromo, sua escola foi campeã.

Fora da política
Edevaldo Alves da Silva, que foi homem forte na administração do então prefeito Paulo Maluf, está se desligando do PPB.

Agenda conflitante
José Dirceu retoma hoje as negociações para a entrada do PMDB no governo. Ponto de conflito: a data de entrega de um ministério. O Planalto prefere que seja no segundo semestre. Os peemedebistas querem já.

Movimento das marés
A Agência Nacional do Cinema, da Casa Civil, prorrogou até dezembro a captação de recursos para a distribuição do filme "O Dono do Mar", baseado no romance de José Sarney.

Trancas na porta
A disputa entre grupos no Tribunal Regional Federal, em São Paulo, ofuscou as propostas do desembargador Fábio Prieto para evitar desvios na distribuição de processos nas férias forenses.

Mudanças no ABC
O prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Maurício Soares (PSDB), renunciou ao cargo por motivos de saúde. Ele tem diabetes e bursite. Assume o vice, William Dib (PSB), que era pré-candidato à sucessão em 2004.

Reduto tradicional
Soares foi prefeito pelo PT, em 88. Foi advogado de Lula e do sindicato dos metalúrgicos do ABC nas greves de 78/79. São Bernardo é prioridade do PT em 2004. São pré-candidatos: Vicentinho e Luiz Marinho.

Boca fechada
ACM não fará nenhum discurso no Senado até o fim das investigações dos grampos. Teme cair em contradição.

Chamada a cobrar
A oposição ao carlismo estuda representar no Conselho de Ética do Senado contra César Borges (PFL). Governador da Bahia quando o grampo ilegal foi autorizado, ele foi eleito senador.

Extensão telefônica
A PF já tem indícios de que César Borges (PFL) sabia do grampo ilegal, o que, em tese, pode levá-lo ao Conselho de Ética. Licenciado do cargo em abril, ele foi substituído por Otto Alencar, do PL, partido aliado a Lula.

Presença incômoda
O deputado Paulo Lima (PMDB-SP), filho do prefeito de Presidente Prudente, tentará convencer Geraldo Alckmin e Márcio Thomaz Bastos (Justiça) a tirar Fernandinho Beira-Mar de Presidente Bernardes.

Corte e costura
Com o aval de Lula, Jaques Wagner (Trabalho) confirmou presença em debate do PPS sobre reforma trabalhista, no dia 17. É uma tentativa de reaproximação entre o partido e o Planalto, depois do episódio do documento de Roberto Freire, com críticas ao governo.

Olho no vácuo
Se Paulo Maluf não disputar a Prefeitura de SP em 2004, o deputado Celso Russomano quer ser o candidato do PPB.

TIROTEIO

De Zulaiê Cobra Ribeiro (PSDB-SP), sobre a gestão Marta Suplicy (PT-SP):
- A atual prefeitura é três vezes pior do que a do Pitta. Com o agravante de que Marta é arrogante.

CONTRAPONTO

Agricultura familiar

Dias atrás, durante a posse do engenheiro Wilson Lang na presidência do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), o ministro Roberto Rodrigues (Agricultura) contou a saga da família.
Rodrigues disse, no discurso, que é engenheiro agrônomo, a mesma profissão do pai. Um irmão e um cunhado também são engenheiros agrônomos.
Sua mãe era filha de engenheiro agrônomo e tinha três irmãos, engenheiros agrônomos.
A irmã do ministro, casada com um engenheiro agrônomo, tem dois filhos no ofício.
A mulher, dois filhos e uma nora do ministro também têm a mesma profissão.
Para concluir, Rodrigues falou de seus cinco netos:
-Sempre que posso, eu os levo para passear no campus da USP de Piracicaba, para irem pegando o cheirinho da Esalq (escola de agronomia).


Próximo Texto: Bahiagate: Sarney arquiva pedido do PT para investigar ACM
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.