UOL

São Paulo, quinta-feira, 06 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT vai recorrer da decisão do conselho

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A bancada do PT apresentará recurso aos integrantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar contra a decisão do seu presidente, Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), de submeter a denúncia contra o senador Antonio Carlos Magalhães ao presidente do Senado, José Sarney.
Os petistas vão insistir na realização de diligências para apurar o suposto envolvimento de ACM nos grampos telefônicos da Bahia.
No recurso, elaborado pela senadora Heloísa Helena (PT-AL), os petistas vão alegar que foi uma decisão pessoal de Fonseca enviar o requerimento à Mesa Diretora e que os membros do conselho têm de ser ouvidos.
As acusações de que o senador baiano foi o mandante da escuta telefônica ilegal estão provocando troca de farpas e um jogo de empurra no Senado.
O presidente do Conselho de Ética diz que o PT "não quer a cassação" de ACM e está fazendo "jogo de cena para encobrir" a verdade. Segundo ele, se quisesse a cassação, o PT faria uma representação pedindo abertura de processo por quebra de decoro, com base no artigo 55 da Constituição. Heloísa Helena contesta, dizendo que o partido não tem elementos para pedir a perda de mandato e, por isso, quer a realização de investigações preliminares das "provas documentais e testemunhais" que os jornalistas da revista "IstoÉ" dizem ter (uma fita com suposta conversa gravada, na qual ACM confessaria ter sido o mandante do grampo).


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Igreja e reformas: CNBB critica valor das aposentadorias no país
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.