UOL

São Paulo, domingo, 06 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TUDO SE TRANSFORMA

Publicitário diz que uma ilustração sua tem a mesma perspectiva do desenho do programa

Marca do Fome Zero lembra capa de livro

RAYMUNDO COSTA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Criação do festejado publicitário Duda Mendonça, a logomarca do Programa Fome Zero está sob suspeita de plágio. A suspeita é do ilustrador Marcelo Polo Rezende, que, no final dos anos 80, desenhou a capa de um livro paradidático -"A Invasão Cultural Norte-Americana"- com elementos praticamente iguais à marca do principal programa social do governo. A pendência pode acabar nos tribunais.
A criação de Duda exibe um garfo e uma faca num prato azul sobre uma mesa verde com toalha amarela -a bandeira brasileira estilizada, recurso comum na publicidade política. A ilustração de Rezende contém os mesmos elementos, mas o garfo e a faca estão fora do prato.
O que incomoda Rezende nem são a bandeira e o prato, que seriam elementos massificados, básicos de uma campanha como a do Fome Zero, mas a perspectiva do desenho -segundo ele, a mesma nas duas ilustrações.
A possibilidade de alguém chegar à mesma solução para a logomarca de um programa de combate à fome "é enorme", disse o publicitário Duda Mendonça, por meio de sua assessoria de imprensa. Algo como a criação da logomarca de uma Copa do Mundo: quase com certeza terá uma bola.
Para Duda, mais importante que o desenho seria o conceito embutido na logomarca. Até a forma final, a equipe de Duda teria trabalhado mais de cem marcas, uma delas com o garfo e a faca fora do prato. Sua preocupação, segundo a assessoria, era falar de um programa de um governo de esquerda sem ser populista ou vender promessas, o que poderia ser feito com um prato cheio.
O conceito, segundo Duda, é o que distingue os dois desenhos. O garfo e a faca cruzados no prato representariam uma refeição terminada, ou seja, o objetivo de acabar com a fome.
A criação, a produção e a veiculação da campanha de combate à fome foram doados ao Fome Zero pelas associações de agências publicitárias e de órgãos de comunicação. Segundo especialistas do mercado, um mês de campanha na televisão, rádio e jornais não sairia por menos de R$ 30 milhões. Atualmente, a agência de Duda não tem contratos com o governo.
Em 2001, Duda esteve envolvido em outra polêmica de plágio. Ele foi acusado de ter copiado a campanha "Xô, corrupção", veiculada pelo PT, de um programa da Juventude do PPS paulista. Um dos filmes mostrava ratos roendo a bandeira nacional, idéia utilizada também pelo PPS na campanha municipal de 2000, em São Paulo.



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Janio de Freitas: Direitos desumanos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.