São Paulo, segunda, 6 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA
Movimento agora se programa para manifestações pelo aniversário da morte de 19 sem-terra em confronto com a PM do Pará
MST diz ter completado plano de invasão no PA


LUÍS INDRIUNAS
da Agência Folha, em Parauapebas


O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) completou seu plano imediato de invasões de terra no sul do Pará, segundo os seus líderes.
"Pelo menos, por enquanto, não temos gente mobilizada para novas ocupações", afirmou o coordenador estadual do MST, Eurival Martins.
Os líderes se deslocam para os acampamentos nas fazendas invadidas para organizá-los. Na fazenda Goiás 2, reinvadida em 29 de março, os sem-terra começaram ontem a montar barracas para acomodar as 120 famílias que dormiam nas duas casas de madeira de uma das entradas da fazenda.
A morte de dois líderes do MST aconteceu após a retirada dos sem-terra desta fazenda, em 26 de março.
Martins, porém, não descarta novas invasões em breve. "Temos apenas de arregimentar mais pessoas cadastradas", afirmou o coordenador do MST.
A próxima atividade programada pelo MST é a realização de uma manifestação em 17 de abril, aniversário de dois anos da morte de 19 sem-terra em confronto com a Polícia Militar em Eldorado do Carajás (PA).
Uma missa deve reunir integrantes dos assentamentos e invasões de todo o sul do Pará na chamada "curva do S", onde aconteceu a tragédia.
O deputado federal Geraldo Pastana (PT-PA), da Comissão da Amazônia, esteve ontem na Goiás 2. Pastana informou que foi pedido à Polícia Federal proteção às duas testemunhas que presenciaram o assassinato dos líderes.
O Exército continua acampado entre as fazendas do complexo Marimbondo e o assentamento Vila dos Palmares. A família Miranda, proprietária das fazendas, também acampa na fronteira de sua propriedade. "Não temos prazo para sair", afirmou ontem Pedro Miranda de Oliveira Júnior.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.