São Paulo, segunda, 6 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA
Le Monde

de Paris

Jornal critica FHC por incêndio em Roraima


O "Le Monde", mais influente jornal francês, dedicou a manchete da edição datada de ontem ao risco corrido por tribos indígenas de Roraima de passarem fome, devido aos incêndios na floresta amazônica. O jornal também faz em editorial severas críticas a Fernando Henrique Cardoso.
Reportagem sobre o assunto é estampada na página 2, o espaço mais nobre ocupado pelo noticiário internacional.
O "Le Monde" demonstra preocupação com a situação dos índios ianomâmis, cujas plantações, segundo seu enviado especial a Roraima, foram devastadas pelas secas e incêndios na região.
O jornal afirma que os incêndios se propagaram em razão de duas políticas: a de colonização da Amazônia, elaborada pelos governos militares, e a de reforma agrária, aplicada pelo governo FHC na região.
Segundo o jornal francês, o atual governo, até o momento, contentou-se em seguir a política amazônica dos governos militares.
Os militares, afirma o jornal, incentivaram a colonização da região por questões de segurança nacional e a usaram para assentar sem-terra para amenizar conflitos agrários em outros locais.
A reportagem também descreve os atuais conflitos pela terra observados na Amazônia e critica o governo federal por sua atuação nessa área.
"Refém de uma coalizão dominada por partidos de direita, (FHC) não pode se permitir contrariar os interesses dos latifundiários do Sul e do Nordeste."
As críticas a FHC são mais enfáticas no editorial.
"Outrora 'homem de esquerda' e sociólogo de renome internacional, (FHC) não cita a Amazônia senão para exprimir sua impotência frente aos saques em curso. Durante seu mandato, 47.220 km2 de florestas foram riscados do mapa. Apesar de suas atividades ilegais (...), denunciadas por diversa ONGs, companhias asiáticas se instalam em massa na Amazônia com a bênção do governo."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.