São Paulo, terça-feira, 06 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado é réu em 13 ações na Justiça do PR

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

O deputado José Janene (sem partido-PR) é réu em 13 ações civis públicas na Justiça paranaense, acusado de ser beneficiário de esquema de corrupção em Londrina (norte do Estado).
No STF (Supremo Tribunal Federal) existem 11 inquéritos e uma ação penal contra ele. Se for cassado, às ações civis públicas poderão se juntar ações criminais.
Isso porque o Ministério Público do Estado, que não pode investigar o deputado devido ao foro privilegiado, não incluiu Janene nas ações criminais que tramitam contra os outros envolvidos.
Em uma das ações, em Londrina, o deputado acusado de ser o operador do mensalão no PP é apontado como beneficiário de esquema entre janeiro de 1998 e novembro de 1999. No período, Janene teria recebido R$ 21 mil mensais das empresas Principal e Tâmara, que haviam vencido licitação para roçagem e limpeza pública.
Os advogados de Janene confiam que vão barrar no STF possível cassação. Neste mês, o tribunal julga mandado de segurança impetrado por ele contra a decisão da Câmara de não aposentá-lo por invalidez. Para ganhar tempo, sua estratégia é que correligionários peçam vista do processo contra ele.


Texto Anterior: Escândalo do mensalão/Um ano depois: Conselho deve pedir a cassação de Janene
Próximo Texto: Cassado, Jefferson agora se empenha em eleger sua filha para a Câmara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.