São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXECUTIVO
Prefeito de São Luís obtém nota média 7,4; Celso Pitta, de São Paulo, continua em último lugar, com apenas 2,2
Jackson Lago lidera ranking de 11 capitais

DA REDAÇÃO

O prefeito de São Luís, Jackson Lago (PDT), lidera o ranking Datafolha de 11 capitais. Ele recebeu nota média 7,4 no levantamento realizado na semana passada.
Em segundo lugar está Ângela Amin (PPB), de Florianópolis, que obteve nota média 7,2. Ela apresenta ainda o mais alto índice de popularidade entre todos os nomes avaliados.
O destaque negativo no ranking Datafolha continua sendo o prefeito de São Paulo, Celso Pitta (PTN). Ele recebeu a nota média mais baixa (2,2).
Como teve também a mais alta taxa de reprovação (74%) e a menor taxa de aprovação (6%), Pitta apresenta, como consequência, o mais baixo índice de popularidade entre os 11 prefeitos.
O índice de popularidade, que passou a ser elaborado pelo Datafolha em 1999, é calculado subtraindo-se as taxas de avaliação negativa (ruim e péssimo) das taxas de avaliação positiva (ótimo e bom). O resultado é somado a 100 para evitar a ocorrência de números negativos. Assim, o índice varia de 0 (reprovação total) a 200 (aprovação absoluta).
Para Ângela Amin, o índice de popularidade é 160 -ela obteve 71% de ótimo e bom, contra 11% de ruim e péssimo. No caso de Jackson Lago, o índice de popularidade é 142. O prefeito de São Luís obteve 50% de ótimo e bom, contra 8% de ruim e péssimo.
Na elaboração do ranking, o índice de popularidade funciona como um critério de desempate em relação às notas médias.
É o que ocorreu no caso de Luiz Paulo Conde (PFL), do Rio de Janeiro, e de Roberto Magalhães (PFL), de Recife, que receberam a mesma nota média (6,3). Conde aparece em sexto porque seu índice de popularidade é maior (132, contra 121 de Magalhães).
Situação semelhante ocorre com Célio de Castro (PSB), de Belo Horizonte, e Kátia Born (PSB), de Maceió, empatados com nota média 5,6. Castro é o nono colocado, devido ao índice de popularidade (117, contra 111 de Born).
O prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy (PFL), e o de Curitiba, Cássio Taniguchi (PFL), aparecem em terceiro e quarto lugar, respectivamente -com notas 6,8 e 6,7-, mas têm índice de popularidade superior ao de Lago (143). Taniguchi tem a segunda maior taxa de ótimo e bom (55%).
Juraci Magalhães (PMDB), de Fortaleza, é o quinto colocado no ranking, com nota média 6,6 e índice de popularidade 131. Raul Pont (PT), de Porto Alegre, aparece em oitavo lugar, com nota 6,0 e índice de popularidade 128.


Texto Anterior: Eleições: Candidata petista é presa no interior de SP
Próximo Texto: "Coligações-ônibus" patrocinam prefeitos em busca da reeleição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.