São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Surpresa

NELSON DE SÁ

Antes que a concorrência o fizesse, o site da "Veja" entrou no meio da tarde:
- Henrique Meirelles usou doleiros investigados por lavagem de dinheiro.
Em mais detalhe:
- CPI do Banestado tem documentos que mostram que o presidente do BC enviou em 2002 pouco mais de US$ 50 mil para conta de doleiros nos EUA.
Em poucos minutos, foi parar nas manchetes do UOL e da Globo On Line. E no pregão da Bovespa. Da Bloomberg:
- No Brasil, Bovespa tem a maior queda em três meses, por Meirelles.
Avaliações parecidas surgiram no UOL News e outros.
Encerrado o pregão e o dia, saiu finalmente uma nota de Meirelles, respondendo à nova denúncia. Serviu para os telejornais da Record e da Band.
No Jornal Nacional, ele mesmo apareceu para falar, sorrindo, mas tenso. O telejornal não deu como primeira manchete. Foi a quarta e dizia assim:
- Novas denúncias contra o presidente do Banco Central. Meirelles se defende.
Em contraste, a primeira manchete na Record:
- Nova denúncia agrava situação de Meirelles.
 
On line, a notícia não demorou e virou confronto político.
Um dos líderes do governo, Professor Luizinho, tentou responsabilizar o PSDB, segundo o site da Agência Estado, dizendo que o partido controla a CPI do Banestado e até setores do BC e da Polícia Federal:
- Querem criar confusão para melar o crescimento econômico. É uma atitude orquestrada. É muita irresponsabilidade. Estão namorando o perigo.
Ele tinha um alvo não expresso: o tucano Antero Paes de Barros, presidente da CPI.
O qual correu a se defender. Disse à Globo On Line que a denúncia não saiu da CPI, que não tem informações sobre Meirelles. Foi ao plenário e pediu "calma", argumentando que se trata da autoridade monetária. Disse, segundo a Jovem Pan:
- Para mim é até surpresa.
 
O blog de Ricardo Noblat, ironizando o tucano como um dos "atores principais das eleições deste ano", reproduziu declaração que teria ouvido dele, nos corredores do Senado:
- Desconheço as informações que a "Veja" atribui à CPI. Se fazem parte do acervo, não fui responsável pelo vazamento.
E o blog:
- Para quem crê em fadas, o senador diz a verdade.
De certo mesmo, no episódio, só que o PT está provando prova do próprio veneno.
Não só agia de forma idêntica, quando na oposição, mas o próprio nome de Antero Paes de Barros, para presidente da CPI, passou pela aprovação do ministro José Dirceu. Aliás, segundo "O Globo", ontem:
- Antero Paes de Barros começou sua vida política no PT de Mato Grosso.

Reprodução-www.psdb.org.br
UM E OUTRO
Acima, Henrique Meirelles em entrevista ao Jornal Nacional; abaixo, Antero Paes de Barres na home do site do PSDB

Outra agenda
Antes do rastro de pólvora iniciado na internet com a denúncia do dia contra Henrique Meirelles, bem que os ministros da Fazenda e da Casa Civil tentaram impor, em especial na cobertura da Globo e Globo News, uma agenda positiva, voltada principalmente para a infra-estrutura.
Não deu, por maior que fosse a boa vontade da cobertura.

Vendas
Também acabou ficando para trás durante o dia, esquecida, a notícia que chegou a ser destaque nas Globos e no UOL:
- Vendas das montadoras são as maiores em seis anos.

Agosto
Larry Rohter, o repórter do "New York Times" que terminou por se tornar celebridade nacional, parece ter acertado sem querer. Ontem, escreveu uma longa reportagem sobre a história de más notícias, algumas trágicas, do mês de agosto. Do título:
- No Brasil, é de dar medo.

Até o fim
José Serra foi ao ataque, em entrevista ao SPTV, num prólogo para o debate da noite, na Band. Questionou o "empreguismo" e as taxas de lixo e luz. Disse que vai "revisar" as taxas e que pode até "acabar se for o caso".
Mas o mais significativo que saiu, das entrevistas de Serra e de Marta Suplicy, um dia antes, foi a garantia de que ambos não deixam o cargo, se venceram.

Cópias
Marta copiou um projeto de saúde do prefeito do Rio, Cesar Maia -aliás, uma idéia de Serra. E agora, segundo "O Globo", Maia copia um projeto de transporte de Marta, o Bilhete Único -aliás, como insiste o senador Eduardo Suplicy sempre que pode, uma idéia dele.

Café
Por falar no Rio, Lula, segundo os sites, se encontrou ontem com o candidato petista, Jorge Bittar. Se era para prestigiar, um "café da manhã" foi pouco.


Texto Anterior: Presidente da ABI se diz contra criação de órgão
Próximo Texto: Sombra no Planalto: STF proíbe Estado de liberar bingos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.