São Paulo, quinta-feira, 06 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão quer rejeitar acordo Brasil-EUA

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Insatisfeita com as explicações dadas ontem pelo ministro da Defesa, Geraldo Quintão, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara está disposta a não promulgar o acordo de salvaguardas tecnológicas assinado entre Brasil e Estados Unidos para a utilização da base de Alcântara, no Maranhão.
Segundo Quintão, as cláusulas que os deputados querem renegociar com os Estados Unidos são válidas para que os americanos protejam sua tecnologia. "Isso não implica uma posição subalterna do Brasil", disse.
Para a maioria da comissão, há três pontos inaceitáveis no acordo: a proibição do uso de recursos obtidos com a concessão da base em programas espaciais brasileiros, o poder de veto que os EUA teriam quanto ao uso da base por outros países e a fiscalização limitada que o Brasil teria dos contêineres de equipamento.


Texto Anterior: Inteligência militar: Militares vão auxiliar buscas no Araguaia
Próximo Texto: Deputado chama ministro de "despreparado"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.