São Paulo, terça-feira, 06 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPERAÇÃO SALVAMENTO

Dirceu vai até Juiz de Fora para ver Itamar

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Ex-ministro da Casa Civil do governo Lula e um dos ameaçados de perder o mandato na Câmara, o deputado José Dirceu (PT-SP) foi ontem a Juiz de Fora (MG) para uma conversa com o ex-presidente Itamar Franco (PMDB), que se diz "amigo" do petista.
A "visita de cortesia" foi confirmada pela assessoria de Itamar, que deixou recentemente a Embaixada do Brasil na Itália.
O ex-presidente não fez comentários sobre a conversa com Dirceu, que está fazendo articulações com políticos de influência na tentativa de salvar seu mandato de deputado.
O encontro com Itamar estava previsto para a semana passada, mas não foi possível por causa da agenda de Itamar. Dirceu foi a Juiz de Fora de carro.
O ex-ministro Dirceu tem falado com o presidente Lula e já se reuniu com o ex-presidente José Sarney. Fazendo contatos com políticos influentes, Dirceu tenta ampliar o seu leque de apoios e, assim, aumentar o número de aliados que o ajudariam a convencer o Conselho de Ética da Câmara e, se for o caso, o plenário da Casa, a não cassá-lo.
O petista foi acusado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de ser o "chefe" do "mensalão". Dirceu trabalha com a tese de que não houve "mensalão" e, assim, não pode ser o chefe do esquema.
Mas a CPI dos Correios, a partir da quebra do sigilo bancário do ex-ministro, encontrou na conta dele dois depósitos feitos pela Petrobras que somam R$ 4,6 mil, em janeiro e fevereiro de 2003. Seriam valores referentes à rápida passagem de Dirceu pelo conselho administrativo da estatal. O relator do processo de cassação no Conselho de Ética, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), disse que o fato de Dirceu ter recebido pelo conselho administrativo da estatal infringe a Constituição, que veda a parlamentares ocupar cargo remunerado em estatais ou concessionárias de serviços públicos. A pena é a perda do mandato.


Texto Anterior: Presidente do STJ critica apuração feita pelas CPIs
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Conexão Ribeirão: CPI identifica ligações de Buratti a Palocci
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.