São Paulo, sexta-feira, 06 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO AR

Corrida patriótica

NELSON DE SÁ
EDITOR DA ILUSTRADA

Boris Casoy anunciou o encontro de Lula e Armínio Fraga e juntou, nas manchetes: "Mercados nervosos".
A Globo News acrescentou que, "enquanto o novo governo não define o ministério", foi o dia de sempre nos mercados: a bolsa caiu, o dólar subiu, o risco disparou.
A CBN apelou a "analistas", para os quais "a reação dos mercados foi efeito da demora no anúncio" do presidente do Banco Central.
Assim foi a televisão, tão ou mais nervosa que os mercados. Isso enquanto o PC do B vinha a público recusar o Ministério dos Esportes.
Isso enquanto Miguel Arraes pedia o adiamento do anúncio do ministério -e isso enquanto Garotinho declarava que, se for "convocado", deve aceitar ser presidenciável.
Casoy, escorrendo ironia:
- Lula está comendo o pão que o diabo amassou. No Brasil, abriu cargo, começa a corrida geral. É um grande patriotismo dessa gente brasileira, que quer colaborar.
 
Não é de agora a sensação de que FHC já entregou o governo a Lula, de que Pedro Malan já entregou a economia a Antônio Palocci. Pela Globo, ele está quase em férias:
- Um carioca, acostumado a altos e baixos, sofreu com o jogo no Morumbi. Muito distante das arquibancadas e sem um radinho de pilha, Pedro Malan, fluminense roxo, foi convidado com Antônio Palocci a jantar com 500 banqueiros.
Continuou o relato:
- O assunto era quem será o presidente do Banco Central. Mas, para ele, a preocupação era outra: saber se o time estava na final. Fez discurso desejando boa sorte ao futuro governo e arrancou risos dos banqueiros ao perguntar do jogo.
 
Se assistir aos telejornais da Globo, Malan, homem forte da era FHC, vai redescobrir o Brasil como destino para as suas bem merecidas férias.
Parece não haver programa que não venha com um toque de turismo nacional-popular. É o prenúncio do que será a TV se passar -e deverá passar- o projeto de Jandira Feghali, do PC do B, que determina uma "regionalização".
Exemplo de ontem:
- Um pedaço diferente do Ceará, onde o clima é ameno. Assim é Baturité. A estudante Aline é a guia desse roteiro de belezas naturais e história. A primeira parada é num antigo seminário dos jesuítas, feito de pedras transportadas no lombo de animais. Lembra um castelo medieval.
E por aí vai.


Texto Anterior: Janio de Freitas: Uma negação da vitória
Próximo Texto: Dívidas: "Hoje é o dia D" para edição de MP, diz Itamar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.