São Paulo, quinta, 7 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SECA
Funcionários desconheciam a medida
Fim do Dnocs irrita bancada nordestina

da Sucursal de Brasília

A extinção inesperada do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), em meio à MP (medida provisória) que reestru turou o governo federal no dia 1º de janeiro, pode levar a bancada nordestina a dificultar a aprovação do ajuste fiscal na Câmara.
Os deputados não se conformam em perder uma das maiores fontes de cargos e de verbas da região. O Dnocs existe há 89 anos, tem 2.356 funcionários espalhados por nove Estados e mais de 300 municípios e vem administrando verbas anuais de cerca de R$ 500 milhões.
"Há uma irritação e uma apreen são dos parlamentares do Nordes te com essa atitude do governo, até porque estamos no auge de uma grande seca", disse o senador Lú cio Alcântara (PSDB-CE). "E isso tudo pode se refletir nas próximas votações na Câmara."
Os parlamentares nordestinos e mesmo a diretoria do órgão só souberam da extinção na última segunda-feira. "Chegamos para trabalhar e havia a notícia da extin ção. Foi uma surpresa desagradá vel", disse à Folha Guilherme Eve lin, diretor-interino do órgão, cuja sede fica em Fortaleza. A Folha apurou que a decisão de incluir o Dnocs na lista dos órgãos extintos foi do próprio presidente Fernando Henrique Cardoso, to mada 48 horas antes da edição da MP que reestruturou o governo.
A idéia do presidente é tentar di namizar o setor. Há uma corrente no governo que aponta o Dnocs como uma das causas da "pereni zação da indústria da seca" -tan to que desde o governo Collor há tentativas de extingui-lo.
O líder do PFL na Câmara, depu tado Inocêncio Oliveira (PE), pro tagonizou em 1994 um dos maio res escândalos envolvendo o Dnocs, quando conseguiu que o órgão buscasse água em seis pro priedades suas, perfurando 22 po ços -embora tivesse pago por eles, contrariou portaria que prio rizava ações em áreas públicas.
A diretoria do Dnocs está loteada entre os partidos. A diretoria-ge ral, por exemplo, é do PFL-PI. (WILLIAM FRANÇA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.