São Paulo, sábado, 07 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SINDICALISMO DE RESULTADOS

"TV CUT" estréia hoje

Lula diz em programa da CUT que quer dar canais de TV a sindicatos

RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao ex-ministro Miro Teixeira, na época em que ele comandava as Comunicações, que concretizasse a liberação de canais de televisão para sindicatos, com a justificativa de "democratizar os meios de comunicação".
A revelação foi feita pelo próprio Lula numa entrevista prevista para ir ao ar hoje, às 14h15, na estréia do programa da CUT (Central Única dos Trabalhadores), o "TV CUT", pela RedeTV!.
"Eu falei com ele [Miro] que era preciso a gente concretizar a liberação de canais de televisão para a comunidade, para os sindicatos, porque nós vamos democratizar os meios de comunicação", disse.
No lançamento do "TV CUT", o presidente da CUT, Luiz Marinho, afirmou que o programa seria um laboratório para que a central um dia tenha sua própria emissora de televisão.
A CUT, que representa 22 milhões de trabalhadores, é uma base eleitoral histórica do PT. Luiz Marinho, vice na chapa encabeçada por José Genoino (hoje presidente do PT) na última eleição para o governo de São Paulo, foi um importante aliado para que Lula chegasse à Presidência.
Na entrevista, o presidente Lula falou "a gente", como se ele próprio fizesse parte da CUT: "O programa é um sonho antigo que se realiza pela metade. Havia muito tempo que a CUT vinha reivindicando que a gente tivesse uma estação de rádio ou um canal de televisão. É um pedido antigo".
Apesar da intercessão do presidente, os sindicalistas ainda não alcançaram o objetivo. O pedido foi feito ao Ministério das Comunicações em 1991, em nome da Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho, ligada a sindicalistas da Grande São Paulo.
Somente pessoas jurídicas de direito público interno (União, Estados, municípios, autarquias e demais entidades públicas), entidades criadas por elas e fundações podem pedir a concessão de canais educativos de televisão.
Por causa da recente substituição de Miro por Eunício Oliveira nas Comunicações, a CUT afirmou que renovará o seu pedido de concessão.
A Folha não conseguiu falar com o deputado federal Miro Teixeira (sem partido-RJ). O Palácio do Planalto e o Ministério das Comunicações não comentaram.


Texto Anterior: Ministério: Lula oficializa Dirceu no papel de gerente
Próximo Texto: Gasto mensal com programa é de R$ 300 mil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.