São Paulo, quarta-feira, 07 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para embaixada, prazo concedido é muito curto

DE WASHINGTON

Procurado pela Folha para comentar o caso do cerco realizado pelo Fisco norte-americano aos funcionários brasileiros de embaixadas e consulados nos Estados Unidos, o Itamaraty encaminhou a questão à embaixada em Washington, que deu a seguinte declaração:
"A embaixada acredita que os direitos legítimos dos contratados locais que possuam ou não "greencard" não podem ser prejudicados por uma interpretação do Fisco que contrarie dispositivos legais, acordo ou regulamento internacional".
De acordo com a embaixada, "a intenção do Fisco de oferecer uma anistia já criou uma situação complicada para os contratados locais, porque estabeleceu um prazo muito curto".
E completa: "A embaixada insistiu junto ao Departamento de Estado no sentido de que o Fisco estenda esse prazo. Quanto à acusação de negligência, seria um absurdo a embaixada querer prejudicar seus próprios funcionários".
A reportagem procurou também os dois agentes do Fisco norte-americano que cuidam do caso específico dos funcionários brasileiros para saber se a proposta de extensão do prazo para o pagamento havia sido aceita, mas não obteve resposta até a conclusão desta edição.
Segundo a Folha apurou, os agentes teriam ainda uma reunião com os representantes dos funcionários no consulado brasileiro em Nova York, marcada para acontecer amanhã ou na próxima sexta-feira.
Já o Departamento de Estado norte-americano afirmou que não comenta consulta feita por representações estrangeiras antes de ter dado a resposta oficial a estas, o que não havia acontecido até o final da tarde de ontem. (SD)


Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: Lei: No Brasil, funcionários não têm desconto em imposto de renda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.