São Paulo, quinta-feira, 07 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucanos abortam idéia de renúncia coletiva

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A cúpula do PSDB abortou ontem articulação -atribuída ao PFL- de renúncia coletiva dos ministros do governo Fernando Henrique Cardoso. Para os tucanos, a renúncia valorizaria a decisão de rompimento do PFL com o governo e puniria o ministro Aloysio Nunes Ferreira (Justiça), apontado por pefelistas como responsável pelo vazamento de informações desfavoráveis à pré-candidatura da pefelista Roseana Sarney ao Planalto.
"Isso não tem pé nem cabeça", afirmou o líder do PSDB na Câmara, Jutahy Júnior (BA), depois de reunião com o ministro tucano Pimenta da Veiga (Comunicações) e o presidente do partido, deputado José Aníbal (SP).
Durante a reunião, o ministro Arthur Virgílio (Secretaria Geral da Presidência) telefonou para Pimenta pedindo explicações sobre a proposta. Pimenta, que falou com FHC por telefone, afastou essa possibilidade. O pré-candidato José Serra também se opôs à idéia.
Congressistas que estiveram no Ministério das Comunicações disseram que o assunto foi discutido. Para os tucanos, com a demissão de Aloysio, pareceria que o PSDB está acuado com a possibilidade de o PFL deixar o governo. Além disso, avaliam, a saída dele seria uma demonstração de que o governo teve participação na operação de busca e apreensão de documentos na empresa da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e de seu marido, Jorge Murad, na última sexta.
A operação foi realizada pela Polícia Federal, vinculada ao Ministério da Justiça, e o PFL responsabiliza Aloysio pela ação.
A cúpula do PSDB aposta no poder de convencimento de FHC para acalmar o PFL. Entre os tucanos a expectativa era que o PFL deixaria os ministérios, mas continuaria apoiando votações de interesse do governo no Congresso. Em contrapartida, não perderia os cargos no segundo e terceiro escalões. (LUIZA DAMÉ)



Texto Anterior: Fim de casamento: PFL atende Roseana e rompe aliança de 8 anos com FHC
Próximo Texto: Clima: Sob tensão, pefelista toma picolé de limão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.