São Paulo, terça-feira, 07 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUDICIÁRIO

Monteiro Filho será nomeado

Juiz paulistano é eleito novo presidente do STJ

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, 66, será o novo presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), a partir de 5 de abril, no lugar de Edson Vidigal.
Paulistano, Monteiro Filho se formou na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) em 1962. É filho de um ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).
Ele iniciou a carreira de juiz em 1965, em Santos, e atuou em várias cidades do interior e na capital. Tornou-se juiz do extinto Tribunal de Alçada Criminal e desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo até ser nomeado ministro do STJ, em 1989.
O ministro será o segundo paulista no cargo desde 1989, quando o STJ foi criado, substituindo o Tribunal Federal de Recursos.
Ele foi eleito para um mandato de dois anos pela Corte Especial, composta pelos 21 ministros mais antigos. A eleição é simbólica. O presidente é escolhido com base no critério de antigüidade.
Após a eleição ontem, disse que irá se empenhar para acelerar a tramitação dos processos no STJ.


Texto Anterior: Toda mídia - Nelson de Sá: Mr. da Silva
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Novas conexões: Serraglio rejeita investigação sobre PMDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.