São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2004

Texto Anterior | Índice

JUDICIÁRIO

Súmula vinculante e proteção a autoridades públicas passam na CCJ do Senado

Comissão aprova controle externo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado concluiu ontem a votação da emenda constitucional da reforma do Judiciário. Parte dela, inclusive o controle externo e a súmula vinculante, deverá ser promulgada em maio, depois de aprovação em dois turnos no plenário, porque já foi apreciada na Câmara dos Deputados.
Foi aprovada a sugestão do relator, senador José Jorge (PFL-PE), de "superblindagem" de autoridades públicas contra processos judiciais, por meio da ampliação das hipóteses de foro privilegiado. Governistas apoiaram a proposta.
Hoje a Constituição prevê o foro especial para ações penais enquanto a autoridade está no cargo. A reforma cria o foro para ação popular e leva para o texto constitucional duas hipóteses previstas em uma lei de 2002: para ex-autoridades e nas ações de improbidade administrativa.
O controle externo será exercido pelos conselhos nacionais de Justiça e do Ministério Público.
(SILVANA DE FREITAS)


Texto Anterior: Para especialistas, país não precisa ser inspecionado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.