UOL

São Paulo, sábado, 07 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONGRESSO

Base de apoio se articula para tentar mudanças

Para governo, reforma passará por comissão especial sem alterações

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um dia depois da aprovação do texto da reforma da Previdência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, os líderes governistas afirmaram ter a certeza de que aprovarão a proposta também na comissão especial da reforma, que será instalada até a quarta-feira.
"Temos um acúmulo [de acordos e negociação] que julgamos suficiente para segurar a proposta daqui em diante", afirmou o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), líder do governo na Casa.
Ele disse que o Planalto defenderá o texto na íntegra, sem alterações na "espinha dorsal", mas a base aliada e a oposição terão suas sugestões discutidas.
A reforma foi declarada constitucional na CCJ por 44 votos a 13. Agora, será analisada por cerca de dois meses em uma comissão especial antes de ir a plenário.
Apesar do otimismo do governo, vários partidos da base, incluindo o PT, mostraram que se empenharão para fazer mudanças. O PT recebeu de seus deputados 154 emendas às duas reformas (a maioria para a previdenciária) e definirá nos próximos dias as que serão defendidas pela bancada. Na segunda, os 23 vice-líderes da bancada se reúnem com o ministro José Dirceu (Casa Civil) para discutir os pontos que receberão o apoio do governo.
O governo terá que trabalhar também contra a pressão do Judiciário. O novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Maurício Corrêa, criticou ontem a reforma. Rebelo disse que as críticas eram "naturais" e não acredita que as declarações possam influenciar eventuais julgamentos sobre o tema. (RANIER BRAGON)


Texto Anterior: Previdência: Berzoini contesta críticas do novo presidente do Supremo à reforma
Próximo Texto: Política externa: Brasil, Índia e África do Sul criam "G3" de países em desenvolvimento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.