São Paulo, quinta-feira, 07 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recém-saídos integram chapa na eleição do PT

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Além da pressão para a saída de José Genoino da presidência do PT -hipótese que ele mesmo não descarta-, o Campo Majoritário enfrentará outro problema na reunião do Diretório Nacional no sábado: a composição de sua chapa para a eleição interna do partido, programada para setembro.
O prazo para apresentação dos nomes foi encerrado em maio. A chapa ainda inclui Silvio Pereira e Delúbio Soares, recém-saídos da Executiva Nacional sob acusação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de operarem o esquema do "mensalão".
A crise rachou tanto o Campo Majoritário que os próprios integrantes defendem o adiamento da eleição e a abertura de prazo para a montagem de uma nova chapa. É o caso do ministro da Educação, Tarso Genro, segundo o qual "é importante que se avalie a pertinência de fazer o PED [eleição interna] neste momento".
Para ele, a eleição "tem de ser suspensa" e a chapa recomposta, pois "a maioria não é mais a mesma". "Os laços da maioria são tênues". Outro integrante da chapa de Genoino, o ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, também propõe o adiamento. Após sugerir a renúncia de Genoino, ele não responde se vai sair da chapa. "A chapa foi montada numa situação. Agora, é outra."
Embora também prefira, o assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia duvida da chance de acordo para o cancelamento da eleição. Defende um pacto, para que o processo seja "produtivo ao partido, não somente para uma corrente".
A exemplo de Tarso, Marco Aurélio sugere que a Executiva se coloque "à disposição para uma eventual reconstituição", sendo substituída por um "grupo de dirigentes com capacidade para dialogar com a sociedade".
O próprio Genoino não sabe se fica. "Disse a Genoino que, seja qual for o seu movimento, tem meu apoio."


Texto Anterior: CPI investiga intermediação de propaganda
Próximo Texto: Procurador-geral diz que notifica Lula se necessário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.