São Paulo, quinta, 7 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Real é para "muitos períodos eleitorais"

da Sucursal de Brasília

O presidente FHC usou discurso que fez ontem no Palácio do Planalto para responder a seus adversários políticos que classificam o Plano Real de eleitoreiro.
"Embora os maledicentes de sempre dissessem, no início do Plano Real, quando Itamar Franco ainda era presidente, que (o plano) era para um período eleitoral, já perceberam que vai ser para muitos períodos eleitorais, porque não se fez isso com mira em eleição nenhuma", afirmou FHC para uma platéia de políticos e empresários que participavam da cerimônia de concessão da telefonia celular.
O presidente deve ser candidato à reeleição no ano que vem. Em 1994, a oposição comandada pelo PT acusou o então candidato FHC de criar o real apenas para ganhar as eleições presidenciais.
FHC fez o comentário quando comemorava o resultado da inflação em São Paulo. O índice de 5,81%, acumulado nos últimos 12 meses, é o menor desde 1951.
Para ele, o "maior inimigo do povo" é a inflação. "O governo está atento a isso e não há de ser por qualquer motivo, muito menos o eleitoreiro, que essa luta contra a inflação deixará de ser travada. E ela vai ser vitoriosa porque o país todo está consciente disso."
O presidente afirmou que o país está numa fase de reestruturação econômica. "Estamos levando adiante um projeto nacional de desenvolvimento nas condições do mundo de hoje, em que as nações se integram no mercado global."
Para FHC, é "ilusão" pensar que a integração global prejudica os interesses nacionais.
"O nosso projeto só pode ser um, de segurar a economia, a estabilidade da economia, continuar o processo de desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, de mudança na qualidade de vida da população", disse o presidente.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.