São Paulo, terça-feira, 07 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Sistema começou a ser usado nas eleições de 1996

DA REDAÇÃO

As atuais urnas eletrônicas começaram a ser utilizadas nas eleições municipais de 1996. Elas não permitem uma recontagem manual dos votos, dando margem à ocorrência de fraudes.
Nesse sistema, a urna está conectada à mesa de votação. O mesário digita o número do título, liberando a urna para o eleitor. Este digita o número do candidato, verifica se ele está correto e pressiona a tecla "confirma".
A urna não permite que a mesma pessoa vote duas vezes: após a confirmação do voto, só o mesário pode destravar eletronicamente a máquina, para que o próximo eleitor possa votar.
A urna registra os votos em um disquete, que é levado até um centro de apuração e introduzido em microcomputadores para a apuração. Quando o computador de uma central de apuração termina de analisar votos, os dados são enviados criptografados (cifrados) por linhas telefônicas aos Tribunais Regionais Eleitorais, que fazem sua totalização.



Texto Anterior: Eleições: Em 2002, eleitor deverá ter recibo de voto
Próximo Texto: Esquerda afirma que governo FHC teme democracia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.