São Paulo, domingo, 07 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Criado para falar de educação ambiental, personagem virtual da Petrobras comenta até política

Robô nega envolvimento no "mensalão"

DA REPORTAGEM LOCAL

"Certamente alguém locupletou-se." A análise parece vir de um parlamentar da oposição, após os últimos documentos levantados pela CPI dos Correios, mas quem fala é Ed Outro Mundo, o robô virtual do Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural), mantido pela Petrobras e pelo Ministério da Minas e Energia.
Criado para falar de educação ambiental para crianças, Ed demonstra extraordinária desenvoltura quando o assunto é a crise política -e não tem preocupação em ser isento: nega envolvimento com o "mensalão", ironiza o deputado Roberto Jefferson (PTB) e elogia os discursos do presidente Lula.
"Mensalão!!?? E você acha que eu vou meter minha carinha de lata nisso?", responderá o robô se seus cerca de 6.000 visitantes diários resolverem perguntar sobre o tema na página do programa (www.conpet.gov.br).
Ed é pop. Além das conversas instantâneas com internautas, está no Orkut (801 amigos na última contagem), onde se define como "apolítico".
Mas, a quem quiser, ele dirá que Jefferson, denunciante e cantor, se dedica à "Ópera Bufa do Malandro" e que as frases de Lula "sempre o impressionam".
Chama de "engajado" o prefeito tucano de São Paulo, José Serra, e lembra até o passado do prefeito no Chile. Já Marta Suplicy merece um comentário heterodoxo: "Martinha? Muito legal, fica linda de chapeuzinho".
O robô é nacional-desenvolvimentista, contra as privatizações.
"Incluímos a resposta do "mensalão" na primeira semana [de denúncias]. Quando acontece um fato de repercussão, todos perguntam ao Ed", diz Ana Cláudia Ferreira, responsável pelo desenvolvimento do Ed.
O robô usa um programa de inteligência artificial: um banco de respostas é acionado de acordo com as palavras citadas -é o único da América Latina, segundo Ferreira.
(FLÁVIA MARREIRO)


Texto Anterior: Para petistas, Lula deve evitar apelo populista
Próximo Texto: Escândalo do mensalão/Hora das provas: Valério reitera valor dos empréstimos ao PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.