São Paulo, segunda-feira, 07 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula lembra ex-ministro envolvido em escândalo

Saraiva Felipe vai a ato e diz que está inocentado

FABIANE LEITE
ENVIADA ESPECIAL A BELO HORIZONTE

Faltava pouco para iniciar o comício do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite do último sábado em Belo Horizonte quando chegou à casa de shows Chevrolet Hall o deputado federal e ex-ministro da Saúde Saraiva Felipe (PMDB-MG), envolvido no escândalo das sanguessugas por ter nomeado uma ex-assessora que seria o braço da quadrilha dentro da pasta da Saúde.
A CPI das Sanguessugas deve inocentar Felipe, como informou reportagem da Folha na semana passada. O ex-ministro, apesar de não estar no palco -ficou na arquibancada dos candidatos -, foi citado por Lula durante o discurso.
"Só o ministério do companheiro Patrus Ananias [Desenvolvimento Social], [...] sem entrar saúde, Saraiva, sem entrar [...] educação, [...] coloca no bolso do povo de Minas R$ 838 milhões por ano para combater a fome", disse Lula.
Abordado pela reportagem, Felipe disse inicialmente que não queria falar "de sanguessuga", depois concordou. "Até agora, eu não estou citado pelo Vedoin [Luiz Antonio Vedoin, sócio da Planam], estou inocentado pela Maria da Penha [a ex-assessora que nomeou]."
O comício atraiu menos militantes do que o esperado. Na casa em que cabem 5.500 pessoas, alugada por R$ 25 mil segundo o PT, havia cerca de 4.500 pessoas, estimou a coordenação do local.
Candidato ao Senado por Minas pela chapa de Lula, Newton Cardoso (PMDB), que já foi inimigo do PT, disse que o comício deveria ter ocorrido em local aberto. E aproveitou o palco para atacar o ex-presidente Itamar Franco, seu inimigo que ficou com Alckmin (PSDB) depois de o PT apoiá-lo. "O senhor é um homem de sorte. Tirou de Minas um homem que não lhe ajudava", disse a Lula.


Texto Anterior: [ ! ] Foco: Empresários utilizavam empregados e parentes humildes como "laranjas"
Próximo Texto: Grampo envolve procurador-geral de RO
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.