São Paulo, domingo, 07 de outubro de 2001

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Herança política
Lila Covas, viúva de Mário Covas, articula um contra-ataque em favor da candidatura Tasso Jereissati. Lila procura líderes do PSDB paulista para marcar uma reunião, na qual quer garantir o apoio à candidatura do governador do Ceará à Presidência, como defendia Covas.

Fora do trilho
Lila Covas também quer utilizar a reunião para reclamar de atitudes de Geraldo Alckmin que não estariam de acordo com o que pregava Covas. Além do apoio a José Serra, Lila não gostou da saída do governo de amigos de Covas, como Osvaldo Martins (Comunicação).

Tucanato oriental
De Dante de Oliveira (MT), defendendo a realização de prévias no PSDB: "É a única maneira de encontrarmos um bom candidato. Em 94 e 98, FHC era o nome natural. Se estivesse vivo, Covas seria o candidato natural para 2002. Hoje em dia, é tudo japonês. Serra, Paulo Renato, Tasso... É tudo igual!".

Amigo do chefe
Andrea Matarazzo, que está trocando a Secretaria de Comunicação de Governo pela Embaixada do Brasil em Roma, indicou o publicitário Luiz Macedo para o seu lugar. FHC ainda não disse se aceita a sugestão do ministro, mas sua tendência é nomear um político para o cargo.

Agulha no palheiro

A aliança PSDB-PMDB na Bahia procura um candidato para concorrer com os carlistas ao governo. O grupo queria que João Durval deixasse o PDT e disputasse a eleição. Mas ele ficou no partido de Brizola para concorrer ao Senado.

Disputa interna
Os três pré-candidatos tucanos ao governo de Minas -Eduardo Azeredo, Pimenta da Veiga e Aécio Neves- decidiram realizar prévias no Estado. O segundo colocado disputará o Senado e o último, uma vaga na Câmara dos Deputados.

Toma que é seu
Os deputados Geddel Vieira Lima (PMDB) e Miro Teixeira (PDT) passaram a semana provocando-se ao telefone. Cada vez que o governador Itamar Franco ameaçava deixar o PMDB rumo ao PDT, Geddel comemorava. E vice-versa.

Sempre ele
A cúpula do PPS desconfia de que haja o dedo de FHC na mudança do senador Paulo Hartung, candidato ao governo do Espírito Santo, para o PSB. "Foi mais uma jogada do presidente para enfraquecer Ciro Gomes", reclama um deputado.

O clone
Orleir Cameli pretende disputar o Senado em 2002. O ex-governador do Acre ficou famoso por ter vários CPFs.

PT light
Marta Suplicy (PT-SP) abriu licitação para terceirizar o gerenciamento e a assessoria do programa habitacional da Prefeitura de São Paulo. Serão R$ 9,5 milhões por dois anos.

Chance zero
A tucana Zulaiê Cobra Ribeiro defende prévias no PSDB para o governo de São Paulo. Quer enfrentar Geraldo Alckmin.

Causa própria
O deputado federal Osório Adriano (PFL) apresentou relatório contrário à criação de um fundo de combate ao alcoolismo com recursos obtidos sobre os lucros das empresas de bebidas. Detalhe: O parlamentar é dono da fábrica das cervejas Kaiser e Heineken em Brasília.

Espalhar o medo
No parecer, Osório Adriano diz que a criação do fundo abriria perigoso precedente: "Não estão em situação similar os obesos? Os viciados em internet? Ou os maridos traídos?". A oposição tentará derrubar o relatório na Comissão de Economia na próxima semana.

TIROTEIO

Do deputado João Paulo (PT-SP), sobre o ministro José Serra (Saúde) ter dito que Lula é o "tucano barbudo" de Duda Mendonça e que o marqueteiro baiano irá "inventar um Fura-Fila" para o PT:
- Fura-Fila, Proer e ranário não são com o PT, não. São coisas de tucanos e afins. O programa do Lula é claro: um outro Brasil é possível. Sem o PSDB.

CONTRAPONTO

Papo de candidato

Após ter percorrido outras cidades de São Paulo, a cúpula do PSDB participou no último sábado da filiação do prefeito de São Bernardo, Maurício Soares.
Estavam presentes os ministros José Serra (Saúde) e Paulo Renato (Educação), o governador Geraldo Alckmin e o presidente nacional do partido, José Aníbal, entre outros.
Um dos que discursaram na cerimônia foi o senador Pedro Piva (PSDB-SP).
- Para mim, vir a São Bernardo é como um reencontro. Meu pai é filho desta terra, trabalhou muito tempo aqui- disse o senador, sendo muito aplaudido.
Serra discursou em seguida e brincou com o colega tucano:
- Agora há pouco, em Araras, o Piva disse que havia se criado lá. Logo depois, em São Carlos, disse que andava a cavalo por lá. E agora vem dizer que São Bernardo é sua terra. Queria ser cosmopolita como ele!



Próximo Texto: Público X privado: Bebês e fantasmas "fazem" curso com verba federal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.