São Paulo, segunda-feira, 07 de outubro de 2002


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

LONGO CAMINHO

Aposentados ficam 4 horas na fila em SP

O casal Zilma e Francisco Miguel votou na em uma escola da zona leste na capital que, às 16h40, 20 minutos antes de fechar as urnas, ainda tinha fila de mais de 500 pessoas. No centro de São Paulo, uma eleitora desistiu de votar ao saber, às 18h30, que os mesários ainda aguardavam a chegada de uma urna manual para reiniciar a votação.

Teste de urnas causa espera de 7h no interior

O eleitor ficou até sete horas na fila em Jacareí e Taubaté (SP), onde o TSE testou as urnas com o comprovante de voto impresso. No posto de Quiririm, distrito de Taubaté, a votação começou com pelo menos duas horas de atraso em razão de problemas em urnas.

Defeitos fazem votação no Rio terminar 21h20

A votação no município do Rio de Janeiro só acabou às 21h20, com um atraso de mais de quatro horas, principalmente por causa de defeitos em urnas eletrônicas de 1996. Cerca de 530 urnas foram substituídas e sete seções tiveram votação manual. Em uma escola no morro do Adeus, a urna quebrou cinco vezes. O mecânico José Duarte da Silva, 34, chegou à seção às 11h e votou às 15h30, depois de 4h30min de fila, metade do tempo sob o sol.

No CE, eleitor tinha prazo de 1 minuto

Para tentar agilizar o processo de votação, o TRE do Ceará orientou mesários a abordarem eleitores que não conseguissem votar em nenhum candidato depois de 1min na frente da urna. Os mesários tentava convencer o eleitor de que a demora estava atrapalhando os outros. Ele poderia voltar mais tarde, depois de aprender a lidar com a máquina.

Eleitores de Belém ameaçam invadir zonas

Houve protesto de eleitores em duas escolas de Belém (PA), por causa da demora nas filas, com até cem pessoas. Eles e ameaçaram invadir os locais. A PM evitou o ato.

Baterias salvam votação em RO e RS

Por causa das fortes chuvas que atingiram Porto Velho (RO) e Porto Alegre (RS) as urnas eletrônicas tiveram de funcionar com bateria por algum tempo, já que houve falta de energia elétrica em vários pontos das cidades.


Texto Anterior: Votação: Um dia de fila
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.