São Paulo, segunda-feira, 07 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Rio, tráfico não tumultua votação

DA SUCURSAL DO RIO

Os boatos de que traficantes planejavam tumultuar a eleição no Rio não se concretizaram. A votação foi tranquila em áreas violentas como o complexo da Maré, o complexo do Alemão e a Vila Cruzeiro, na Penha, todas na zona norte da cidade.
Um esquema de policiamento com cerca de 50 mil homens -incluindo soldados do Exército, da Marinha e da Aeronáutica- foi mobilizado para dar segurança aos eleitores. O Exército ocupou os acessos do complexo do Alemão e da Cidade de Deus (zona oeste). Também havia tropas de plantão em pontos das zonas sul e norte, na Linha Vermelha e na Baixada Fluminense.
O Comando Militar do Leste informou que o esquema seria mantido até as 7h de hoje.
Na Maré, onde os locais de votação ficam dentro das favelas, a presença do tráfico era marcante. A guerra entre facções criminosas fez com que eleitores residentes em áreas dominadas por um grupo tivessem medo de votar em regiões dominadas pelo grupo rival.
Foi o caso do presidente da seção 146 da 161ª zona eleitoral, Francis Christian. Ele mora e dirige uma seção eleitoral na favela Nova Holanda, área do Comando Vermelho (CV), mas estava com medo de ir até a Baixa do Sapateiro, área do Terceiro Comando (TC), para votar. "Vou justificar o voto. Tenho medo. Eles [os traficantes], quando querem, agridem uma pessoa sem razão", afirmou.
Nas ruas da Nova Holanda, menções a traficantes eram claras. "É Fernandinho Beira-Mar para presidente", gritava um. "Meu partido é o CV", dizia outro.
Também na Vila Cruzeiro, onde havia boatos de que um blecaute fora planejado para tumultuar a votação, os eleitores compareceram sem problema às urnas.
O secretário de Segurança, Roberto Aguiar, disse que a eleição transcorreu em clima de tranquilidade e que não haviam sido registrados casos de violência. Até as 17h30, não havia balanços oficiais nem da Secretaria de Segurança nem do Comando Militar do Leste.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Espírito Santo: Estado elege Paulo Hartung, do PSB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.