São Paulo, segunda-feira, 07 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARÁ

Candidata petista pode tirar aliado de Jader do segundo turno

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGENCIA FOLHA, EM BELÉM

O Pará terá segundo turno. O candidato do governo, Simão Jatene (PSDB), 53, deverá enfrentar Maria do Carmo (PT), 42, ou Ademir Andrade (PSB), 51, que é apoiado pelo ex-senador Jader Barbalho (PMDB), 52.
Com 79,7% dos votos apurados, até as 2h30 de hoje, Jatene liderava com 33,9%, a petista Maria do Carmo vinha em segundo com 29% e Andrade tinha 25,2%. Pesquisas anteriores indicavam Jatene e Ademir no segundo turno. Com 3,5 milhões de eleitores, o Pará é o décimo colégio eleitoral do Brasil, com 3% do total de eleitores brasileiros.
A previsão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) é que o resultado final no Estado seja anunciado hoje até 12h.

Cassação
Jatene teve o registro da candidatura cassado durante cinco dias por decisão da Justiça Eleitoral por uso da máquina administrativa, mas a sentença foi anulada pelo TRE na quinta-feira passada.
O candidato tucano teve o registro cassado pelo juiz federal auxiliar Gláucio Maciel, acusado de usar aviões do governo e servidores públicos em sua campanha eleitoral. Jatene nega o uso da máquina administrativa.
A principal bandeira de Jatene durante a campanha eleitoral foi o apoio do governador Almir Gabriel (PSDB). Caso eleito, o candidato promete dar continuidade aos projetos desenvolvidos pelo atual governo.

Aliança
Já os três candidatos de oposição ao governo do Estado, articulam a formação de uma aliança antitucana com apoio Jader para derrotar Jatene no segundo turno.


Texto Anterior: Piauí: Petista faz estragos em redutos do PFL
Próximo Texto: Giro pelo país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.