São Paulo, segunda-feira, 07 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula vota de manhã protegido por seguranças, PM e PF

DA REPORTAGEM LOCAL

Parecia um jogo de futebol americano no qual o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, era a bola. Eram 9h50 quando Lula chegou à escola João Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo.
Logo que o carro apontou na rua, os militantes começaram a agitar suas bandeiras e os gritos de "é Lula, é Lula" tomaram conta. Todos queriam abraçá-lo, arrancar um autógrafo ou tocá-lo. Do carro à entrada da escola, gastou ao menos quatro minutos. Protegido por seguranças particulares, da Polícia Militar e da Polícia Federal, tentava ser simpático, embora não falasse.
"Lula, você será nosso presidente", gritou uma mulher. "Olha o Lula ali, filho", disse um pai para um menino sobre seus ombros. Além de sua mulher, Marisa, Lula estava com a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, o namorado dela, Luis Favre, o candidato a deputado federal Vicentinho, o candidato a governador José Genoino, e seu vice, Luiz Marinho.
À porta da sessão, o candidato demonstrou impaciência com os fotógrafos. "Quero ter o direito de votar, se vocês deixarem."
Na saída, outro tumulto. Como a passagem era estreita, por pouco não aconteceu um acidente. Depois que Lula ganhou a rua, um segurança lembrou que Marisa ficara para trás -ela votou numa sala ao lado da sessão de Lula- e voltou para escoltá-la.
Depois, em casa, o candidato do PT rezou, recebeu amigos e telefonemas -entre eles, o de dona Canô, mãe de Caetano Veloso-, fez churrasco, comeu bolo e lavou pratos, no dia em que comemora um de seus dois "aniversários".
Apesar de seu registro de nascimento indicar a data de 6 de outubro, a mãe de Lula dizia que ele havia nascido, em 27 de outubro.
(CG e FZ)


Texto Anterior: Segundo turno: Petistas tentam evitar clima de frustração
Próximo Texto: Mulheres petista: Marta é vaiada ao "furar a fila" para votar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.