UOL

São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOZ DO GROTÃO

Ministro diz que permissões para novas rádios priorizarão cidades que não têm políticos para interceder por elas

Graziano nega "uso eleitoreiro" de concessões

DA FOLHA ONLINE

O ministro da Segurança Alimentar, José Graziano, negou ontem que as concessões de rádio vinculadas ao programa Fome Zero -principal programa social do governo Lula- tenham caráter eleitoral. "Se eu quisesse fazer uso eleitoreiro dessas concessões, faria onde houvesse milhões de votos e não em longínquas cidade pobres", declarou ele.
O ministro estava respondendo à reportagem da Folha de ontem que mostrou que o governo irá privilegiar cidades do Fome Zero na primeira distribuição de rádios comunitárias sob Lula.
O pacote atenderá a 600 cidades, e a convocação às entidades interessadas (tecnicamente chamada de aviso de habilitação) estará pronta em 40 dias, segundo o Ministério das Comunicações.
Segundo Graziano, a distribuição das rádios foi uma demanda da sociedade, que fará o controle social do processo. "O comitê gestor escolhido pela própria sociedade vai evitar que ocorra uso político", declarou ele.
O ministro disse que as concessões serão feitas pelo Ministério das Comunicações de acordo com os critérios já existentes, e o Ministério da Segurança Alimentar está acrescentando o critério da territorialidade.
"Ou seja, priorizar cidades pequenas que não tenham deputados ou senadores que possam interceder por elas", explicou.
Ontem, José Graziano esteve em São Paulo para participar da entrega, ao Grupo Pão de Açúcar, do certificado de empresa parceira do Fome Zero.
Participaram da entrega o assessor especial da Presidência da República Oded Grajew e o presidente do Conselho de Administração do grupo, Abílio Diniz.
Segundo o Pão de Açúcar, foram distribuídas 1.900 toneladas de alimentos para mais de mil ONGs (organizações não-governamentais) nos primeiros seis meses de parceira da empresa com o programa social do governo federal.


Colaborou a Reportagem Local


Texto Anterior: Acidente: Mau tempo atrasa busca do corpo de Martinez
Próximo Texto: Panorâmica - Reforma aos pedaços: Piva elogia disposição do Senado de mudar tributária
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.