São Paulo, Domingo, 07 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARANHÃO

Aposentado escapou de atentado atribuído a José Gerardo de Abreu

Empresário suspeita de deputado


da Agência Folha, em São Luís

O empresário aposentado José Barreto de Carvalho Moreira, 63, que sobreviveu a um atentado em São Luís em 1979, disse que já suspeitava do possível envolvimento do deputado estadual José Gerardo de Abreu (PPB-MA).
O atentado foi um dos crimes que o deputado estadual Francisco Caíca (PSD-MA) atribuiu a Abreu, de quem foi assessor, em depoimento à CPI do Crime Organizado da Assembléia.
Segundo Moreira, Abreu estava interessado em explorar linhas de ônibus das quais a sua empresa, a Cetracol, detinha as concessões. Abreu nega participação no atentado.
Conhecido como "Dedé da Cetracol", Moreira disse que o depoimento de Caíca "só veio confirmar" sua suspeita. "Tínhamos esperança que isso um dia viesse à tona", declarou.
Moreira ficou em estado de coma por três meses e perdeu os movimentos do braço esquerdo e da perna esquerda, além de parte da visão do olho esquerdo, depois que, por volta de 22h do dia 21 de abril de 79, foi alvejado pelas costas por um pistoleiro na periferia de São Luís.
Um tiro pegou de raspão em sua nuca, um atingiu parte do cérebro, e o terceiro, disparado quando ele já estava caído, acertou seu braço direito.
A Cetracol, de Moreira, era na época a maior empresa de transportes coletivos de São Luís. Ele disse que quatro anos antes do atentado havia descoberto que um funcionário da manutenção da Cetracol estava recebendo dinheiro de Abreu, dono de uma empresa concorrente, para "sabotar" seus ônibus.
Moreira acabou tendo que vender a empresa a um grupo mineiro para pagar as despesas médicas que teve. Sua família ainda tentou reabrir os negócios em 82. Montou uma nova empresa, mas, sem linhas lucrativas para explorar, fracassou. Um gerente de banco aconselhou a vendê-la.


Texto Anterior: Estudo culpa juro e câmbio
Próximo Texto: Nordeste: Paraíba sofre a pior estiagem do século
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.