São Paulo, terça-feira, 07 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA QUEM É
Chomsky é crítico da política dos EUA
Norte-americano é pensador de esquerda

DA REDAÇÃO

Avram Noam Chomsky, 71, linguista norte-americano, é professor de linguística no MIT (Massachusetts Institute of Technology).
É também um dos principais críticos da política e da mídia dos Estados Unidos.
Desde os 32 anos professor do MIT, um dos principais centros de pesquisa dos EUA, Chomsky é um dos mais renomados pensadores de esquerda da atualidade.
É autor de mais de 60 livros, entre eles 23 sobre política norte-americana.
Ele esteve no Brasil em 96, quando defendeu a interrupção do pagamento da dívida externa brasileira. "Vocês já pagaram a dívida mil vezes. Acho que ninguém deveria pagar essa dívida", afirmou.
Leia a íntegra da carta enviada por Chomsky ao presidente da República e ao ministro do Desenvolvimento Agrário.
 
Ao presidente Fernando Henrique Cardoso e ao ministro Raul Jungmann
Prezados senhores,
Venho, através desta, expressar minha preocupação com as notícias de que o governo estaria oprimindo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra por receber contribuições voluntárias de seus membros, uma prática comum adotada internacionalmente por sindicatos e muitas outras organizações -ocorrendo normalmente de forma involuntária, como condição para associação. Espero que sua intenção não seja criminalizar o MST, utilizando esse ou qualquer outro método. O MST tem realizado um trabalho extraordinário de mobilização popular e defesa dos interesses da população mais pobre e sofredora, uma grave problema no Brasil, como é sabido, devido à grande concentração de riquezas que convive com uma imensa pobreza. Essa desigualdade destaca-se no Brasil, apesar de representar um problema crescente em todo o mundo, e persiste no meio rural, apesar das tentativas do governo de realizar a reforma agrária. As realizações do MST representam uma fonte de inspiração em todo o mundo e tornam-se ainda mais impressionantes diante deste clima de forte repressão, incluindo muitos assassinatos. Gostaria de unir-me àqueles que apóiam estas realizações, as quais são raras ou mesmo únicas no mundo, e que não devem ser reprimidas. O MST deveria evocar orgulho entre os brasileiros, da mesma forma que evoca grande admiração e esperança em outros países.
Atenciosamente,
Noam Chomsky
Institute Professor
MIT


Texto Anterior: Ministério contesta acusações
Próximo Texto: Rigoberta Menchú recebeu Nobel da Paz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.