São Paulo, domingo, 8 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNIVERSIDADE
Presidente encerra viagem ao NE
Professores terão aumento, afirma FHC

WILLIAM FRANÇA
enviado especial a Fortaleza

PAULO MOTA
da Agência Folha, em Fortaleza

O presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou ontem que os professores universitários de graduação terão reajuste salarial ainda este mês. "Será substancial", disse depois o ministro da Educação, Paulo Renato Souza.
O aumento será anunciado na quarta-feira, durante solenidade de lançamento do programa de melhoria dos cursos de graduação, no Palácio do Planalto. "É um incentivo aos professores mais jovens, que não têm acesso a bolsas", afirmou o ministro.
Ontem pela manhã, antes desse anúncio, FHC lançou em Fortaleza (CE) a Semana Nacional de Matrículas. Numa sala de aula de uma escola estadual onde também estavam 20 pais de alunos selecionados pelo governo do Ceará, o presidente iniciou o processo de matrículas conversando informalmente com os alunos.
Antes de chegar à escola (à margem da BR-116), FHC passou próximo a um grupo de cerca de cem manifestantes ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores). Não houve distúrbios.
Três carros de som haviam sido recolhidos pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. Uma pessoa teria sido detida e um ônibus com sem-terra foi impedido de se aproximar da escola, segundo militantes da CUT.
Matrículas
O ministro Paulo Renato Souza disse que a mobilização da semana de matrículas poderá resultar na elevação de 91% para 95% da taxa de inscrições de crianças em idade escolar em todo o país. "Vamos superar, e muito, a nossa meta."
Segundo o Ministério da Educação, há 32,259 mil postos de matrícula em 4.432 municípios do país. Em Fortaleza, são 25 postos.
Em São Paulo, por causa de disputa entre o Estado e o município, só foi instalado um posto, na Vila Maria. Há problemas ainda em Recife (PE) e em Belém (PA), onde os prefeitos se recusaram a montar equipes para as matrículas.
Antes de voltar a Brasília, FHC inaugurou ainda o novo terminal de passageiros do aeroporto de Fortaleza, que custou R$ 98 milhões e atenderá a 2,5 milhões de passageiros por ano. O antigo terminal vai virar uma escola.
Na noite de sexta, FHC recebeu abaixo-assinado com cerca de 300 mil assinaturas pedindo a transposição das águas do São Francisco. FHC não se comprometeu a realizar a obra. Disse que "no momento oportuno" irá decidir.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.