São Paulo, domingo, 8 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA
Crise das energéticas do Rio deve antecipar transferência
Aneel se prepara para dividir poder com agências estaduais

WILSON TOSTA
da Sucursal do Rio

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) -centro de polêmica devido à crise dos serviços prestados pela Light e pela Cerj (Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro)- já se prepara para passar parte do seu trabalho para agências reguladoras estaduais.
Segundo Eduardo Henrique Ellery Filho, diretor da Aneel, a agência delegará a fiscalização das empresas estaduais de distribuição de energia elétrica privatizadas aos órgãos montados pelos Estados para acompanhar o desempenho das antigas estatais. "As agências estaduais farão o acompanhamento mais direto", diz.
A Aneel também vai formar centros de excelência estaduais, que ajudarão na formação dos corpos técnicos das agências locais. Alguns Estados já começaram a montar suas agências reguladoras, entre eles Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O governador do Rio, Marcello Alencar (PSDB), já tem pronta a proposta do convênio que passará para a Asep-RJ (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos do Estado do Rio de Janeiro), ainda em fase de montagem, a fiscalização da Light e da Cerj.
Alencar aproveitou a crise das distribuidoras do Rio para anunciar a intenção de avocar para a a agência estadual a responsabilidade de acompanhar os serviços.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.