São Paulo, quinta-feira, 08 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquema mantém população longe

LUIZ CAVERSAN
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS

Cerca de 3.500 santistas, que se aglomeraram na praça José Bonifácio, sob um sol de cerca de 40C, para dar seu último adeus ao conterrâneo Mário Covas, tiveram de fazê-lo à distância, a maioria sem nem sequer ver o caixão que transportava o corpo do governador, santista de nascimento.
Cerca de 600 soldados da Polícia Militar seguiram à risca a orientação do Palácio dos Bandeirantes e permitiram que apenas convidados transpusessem o cordão de isolamento que cortava a praça ao meio.
Assim, quando o caixão com o corpo de Covas foi retirado do carro do Corpo de Bombeiros para as honras militares, os milhares de admiradores do governador e curiosos presentes ficaram retidos a pelo menos 50 metros de distância. Houve protestos, mas nenhuma confusão.
Também a homenagem militar não foi o que se esperava. A salva de três tiros de fuzis (quantidade destinada a governadores de Estado; para presidentes são 21) foi abafada pelo forte ruído provocado pelos 15 helicópteros de veículos de comunicação, do governo do Estado e da polícia que sobrevoavam a praça, localizada no centro histórico de Santos.
Restou aos presentes assistir à marcha dos 220 cadetes da PM participantes da solenidade, que desfilaram em traje de gala, usando casacas azul-marinho e capacetes com penacho vermelho.
O único momento em que houve efetiva participação popular ocorreu quando o féretro retornou ao carro dos bombeiros para seguir ao cemitério, este também vedado à população. Nesse momento, o caixão em que se encontrava o corpo do governador foi recoberto com a bandeira do Santos Futebol Clube, o que arrancou aplausos dos presentes.
"Não deviam ter feito isso com a gente", afirmou a comerciária Shirlei de Castro, 25, uma das muitas pessoas que protestaram porque queriam apenas "chegar perto do Covas pela última vez".


Texto Anterior: Discurso de FHC exalta virtudes de governador
Próximo Texto: PM impede homenagem de amigos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.