São Paulo, quinta-feira, 08 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM impede homenagem de amigos

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

A homenagem que um integrante do grupo de amigos santistas de Mário Covas quis prestar ao governador esbarrou no esquema de segurança montado pela PM diante do cemitério do Paquetá.
O advogado e músico Luiz Sperandeo, 71, pretendia tocar seu saxofone à beira do túmulo, como fez no enterro do ex-prefeito Esmeraldo Tarquínio, no mesmo cemitério. Impedido de entrar, Sperandeo, que tocava nos bailes frequentados por Covas nos anos 50, executou o hino do Santos Futebol Clube à porta do cemitério.
"Vim prestar a última homenagem a outro colega de adolescência, mas desta vez não me deixaram entrar. A gente se encontrava nos bailes da Sociedade Humanitária, onde eu tocava para ele (Covas) dançar", afirmou.
Dos amigos santistas de Covas, vários compareceram ao enterro. O ex-vereador Eduardo Salvador disse que, quando o grupo se organizou, havia a convicção de que Covas chegaria ao Planalto.
"Quando formamos o grupo, tínhamos essa certeza. Agora, se o povo tiver juízo, o Mário, em espírito, vai ajudar a eleger o próximo presidente", afirmou.
Para Luiz Alberto Maia, que trabalhou ao lado de Covas, como engenheiro, na Prefeitura de Santos, o almoço do grupo no Palácio dos Bandeirantes, em janeiro, já sinalizava que seria o último.
"Aquele dia foi uma espécie de despedida. Tive essa impressão e acho que todos também tiveram."
As reuniões com os amigos eram "válvulas de escape" para Covas, segundo o advogado Luiz Pereira de Carvalho, colega nos anos 40 no Colégio Santista.
"Sempre incentivei esses almoços. Não se discutia política. Nossa intenção era falar bobagem e deixá-lo alegre", disse Carvalho.
"Toda vez que ganhava uma eleição, o Mário se preocupava em promover um almoço com os amigos, porque nesse grupo não há nenhum político. Nos reuníamos só para rir e contar anedotas", afirmou o comerciante Carlos Frigério. (FAUSTO SIQUEIRA)


Texto Anterior: Esquema mantém população longe
Próximo Texto: Família: "Meu avô está com minha tia, e feliz"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.