São Paulo, sexta-feira, 08 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO AR

Em notas de 50

NELSON DE SÁ
EDITOR DA ILUSTRADA

- Um milhão e 340 mil, em notas de 50.
Foi como o Jornal Nacional descreveu a imagem dos pacotes de dinheiro, ao mesmo tempo em que desmontava as justificativas de Roseana Sarney.
As duas fotos do dinheiro descoberto na empresa da "candidata", não mais pré-candidata, como quer o PFL, foram o que de pior a Rede Globo poderia apresentar contra Roseana.
Editada como foi, a reportagem expôs mais a pefelista, que na sequência declarou:
- Não é crime ter dinheiro em caixa...
Também expôs a pefelista quando ela disse:
- Não pedi para suspender investigação nenhuma.
Corte para a repórter do JN:
- Mas na prática...
Na prática, as investigações foram suspensas. Na prática, destacou o JN, o pedido de Roseana e seus advogados traz expressa a "imediata suspensão".
A cobertura apresentou muito mais, até com maior poder de demolição, contra a candidata. Mas o que ficou, para o público do JN, foi a imagem das milhares de notas de R$ 50.
 
E nada de o pefelê entregar "todos os cargos".
Poucas horas depois de se ouvir, ontem à tarde na Globo, entre sorrisos de ironia, que o acontecimento "histórico" estava confirmado, Jorge Bornhausen já surgiu avisando que Everardo Maciel seguiria no governo FHC por ser um "técnico".
Mais à noite e o próprio governo anunciou que Emílio Carazzai continuaria dirigindo a Caixa Econômica Federal, também por ser um "técnico".
Marco Maciel, o vice-presidente, por sua vez, apareceu dizendo que não se afastaria do governo, por ser um "eleito".
Isso só no primeiro e segundo escalões. Para baixo, deve ser muito maior o número de "técnicos" e de "eleitos".
No dizer do pefelista maranhense Edison Lobão, sobre os "técnicos" -expressão dele- de menor escalão, "a decisão está na mão do governo".
Como se vê, não estava de todo certa a Globo, ao afirmar à tarde que o grupo político hoje no PFL deixaria o governo pela primeira vez desde o ano de 1964.



Texto Anterior: Janio de Freitas: As sombras percebidas
Próximo Texto: Mata-mosquitos cercam carro de Serra durante manifestação no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.