São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

85% não liga PT a casos de corrupção

DA REDAÇÃO

A imagem do PT como partido ligado à ética na política é válida para 85% dos brasileiros. Só 15% disseram "sim" à pergunta do Datafolha: "Você tem conhecimento de algum caso de corrupção ligado ao PT ou a governos do PT?".
O levantamento demonstra que, por ora, o "patrimônio ético" citado pela sigla em documento na sexta-feira, por conta do escândalo Waldomiro Diniz, não foi abalado. Entre os que têm renda superior a dez salários mínimos, porém, a taxa dos que sabem de algum caso sobe para 44%, contra 12% entre os que ganham até cinco mínimos. O índice é 42% entre os que têm nível superior.
O caso Waldomiro Diniz já aparece como o principal episódio de corrupção ligado ao PT. Dos 15% que disseram saber de algum caso, 7% citaram o ex-assessor da Presidência, que foi flagrado em fita de 2002, cobrando propina de um empresário de loterias quando atuava no governo Benedita da Silva (PT-RJ). Com a divulgação da gravação, Waldomiro, até então homem de confiança do ministro José Dirceu (Casa Civil), pediu demissão.
As respostas, que foram processadas na última sexta-feira, fazem parte do levantamento do dia 1º de março (margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos). Parte da pesquisa, publicada na semana passada, revelou que, informados sobre o caso Waldomiro, 67% dos brasileiros defendem o afastamento, temporário ou definitivo, de Dirceu. 81% querem CPI no Congresso sobre o caso.
Além do caso Waldomiro, outros episódios envolvendo o PT foram lembrados pelos entrevistados. 2% citaram a viagem da então ministra Benedita da Silva (PT-RJ) a Buenos Aires, no ano passado. A ex-ministra foi a um café da manhã religioso com passagens pagas pelos cofres públicos -metade citou a Benedita nominalmente, a outra parte mencionou o fato.
Em 1% das entrevistas apareceram as suspeitas de irregularidades na Prefeitura de Santo André, petista.



Texto Anterior: Datafolha: Cresce a preocupação com desemprego na gestão Lula
Próximo Texto: Fome social: Ministro da área social critica Fome Zero
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.