São Paulo, domingo, 8 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA
Inscrições poderão ser feitas a partir de amanhã
Folha abre 1º curso sobre artes gráficas

da Reportagem Local

Estão abertas a partir de amanhã inscrições para o 1º Programa de Treinamento em Artes Gráficas para Jornalismo da Folha.
O curso, que começa no final de abril, terá cinco semanas de treinamento prático em desenho gráfico (diagramação, criação de capas de cadernos) e infografia (produção e edição de gráficos, mapas, quadros e outros elementos gráficos do jornal).
Voltado para estudantes universitários e recém-formados interessados em trabalhar na Editoria de Arte da Folha, o programa também promoverá encontros com jornalistas e designers gráficos experientes.
A iniciativa obedece aos mesmos princípios que têm levado o jornal a investir, por meio de programas específicos, na qualificação de profissionais que podem ser incorporados a seus quadros.
Desde 1985, a Folha já promoveu 26 programas de treinamento, pelo qual passaram 132 trainees (aprendiz, em inglês) interessados em se tornar repórteres ou redatores. Desse total, 82,5% foram contratados ou prestaram serviço para a Folha.
Na opinião do editor de Domingo, Marcos Augusto Gonçalves, "há uma crescente profissionalização na área das artes gráficas, que se tornaram indispensáveis para o jornalismo moderno".
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição que estará disponível a partir de amanhã na Internet (http//: www.uol.com.br/fsp/ ptraineeg.htm). A partir da próxima semana, a ficha poderá também ser retirada na sede do jornal (al. Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos) e nas sucursais da Folha. Será também enviada para escolas e faculdades de comunicações, arquitetura, desenho gráfico e artes plásticas, entre outras.
O processo de seleção começa com a análise da ficha de inscrição. Em seguida, será feito um teste de conhecimentos gerais e habilidade gráfica.
A partir desse teste, serão selecionados 40 candidatos para participar de um ciclo de palestras com profissionais de experiência e prestígio na área gráfica.
Entre os palestrantes estão Rico Lins, ilustrador e artista gráfico que trabalhou para as revistas norte-americanas "Esquire" e "Newsweek", Ariel Cepeda, designer gráfico e professor da Universidade de Buenos Aires, e Vincenzo Scarpellini, designer e jornalista italiano que dirigiu o jornal "Il Manifesto" e deu aulas na Universidade de Roma.
Durante a semana de palestras, de 20 a 24 de abril, os 40 candidatos participarão de dinâmicas em grupo. Oito serão convocados para o programa de treinamento, que está previsto para durar de 27 de abril a 29 de maio.

Programa

Durante suas cinco semanas de duração, o programa terá cursos sobre os recursos gráficos dos programas mais usados pela Folha -Photoshop, Freehand, QuarkXpress- e exercícios diários de produção de tabelas, quadros, mapas e outros elementos usados pelo jornal.
O grupo também vai diagramar e criar capas para cadernos diários, semanais, especiais e para a primeira página da Folha.
Na última semana, os trainees serão responsável pela produção e edição de um caderno especial. Eles vão escolher o tema, pesquisar informações e produzir os quadros, gráficos e mapas, desenhar as páginas e criar a capa.
O caderno será impresso e distribuído internamente e para os colaboradores do programa e faculdades de jornalismo, arquitetura, artes plásticas ou design gráfico.
"Para os trainees, o programa é a maneira mais rápida e fácil de conhecer os procedimentos do jornal e praticar jornalismo gráfico sem a responsabilidade de um contratado. Para a Folha, é uma ótima oportunidade de integrar a seu quadro de profissionais jovens talentosos, que trazem novos temas e uma nova linguagem à Redação", diz a editora Ana Estela de Sousa Pinto, responsável pelo treinamento.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.