UOL

São Paulo, terça-feira, 08 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO INDÍGENA

Em Pernambuco, cacique foge de aldeia por ameaça de índios traficantes
O cacique truká Ailson dos Santos, 42, e sua família deixaram, no fim de semana, a reserva indígena onde moram na Ilha de Assunção, em Cabrobó (586 km de Recife, PE), no chamado Polígono da Maconha.
O cacique teme represálias de um grupo de índios de sua etnia que -de acordo com a Polícia Federal, a Funai (Fundação Nacional do Índio) e o próprio cacique- foi armado por narcotraficantes e passou fazer a segurança das lavouras ilegais.
Na quinta-feira, a PF prendeu Edivaldo da Anunciação Ribeiro, não-índio, acusado de levar à reserva os assassinos de dois irmãos índios numa emboscada no último dia 29. As mortes foram uma represália contra os índios contrários ao trafico.
O clima ficou mais tenso com a morte do traficante e homicida Francisco Benvindo, na sexta-feira, ao reagir à voz de prisão. A PF disse não ter como dar segurança à família do cacique. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS)


Texto Anterior: Parceria: Febraban vai financiar a construção de cisternas no semi-árido nordestino
Próximo Texto: Caso Silveirinha: Ministério Público não encontra Garotinho para convocá-lo para depoimento
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.