São Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TCU aponta a ineficiência de serviços do Incra

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma auditoria realizada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) em um programa de assentamentos rurais revelou a ineficiência dos serviços prestados pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) após a instalação das famílias.
O relatório dos técnicos, aprovado ontem pelo plenário do TCU, concluiu que falta infra-estrutura e apoio à organização dos assentamentos e que há baixo aproveitamento das orientações fixadas no PDA (Plano de Desenvolvimento do Assentamento), assistência técnica deficiente e desestruturação dos serviços.
Parte da origem dos problemas estaria na "sobreposição de interesses políticos na gestão" e na "alta rotatividade dos dirigentes".
A auditoria foi feita no segundo semestre de 2003, mas examinou ações no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
A assessoria do Desenvolvimento Agrário disse que o ministério não havia recebido o relatório e que não o comentaria.
O TCU criticou a suspensão pelo governo Lula do programa chamado "Empreendedores Sociais", que teria o objetivo de tornar mais efetiva a presença do Incra. Segundo o TCU, há 3.738 assentamentos no país, que ocupam 16,374 milhões de hectares e têm capacidade para receber 403.133 famílias, mas somente 312.476 estão neles. (SILVANA DE FREITAS)


Texto Anterior: Campo minado: MST anuncia mais 4 invasões em PE
Próximo Texto: Campo minado: Março tem maior nš de invasões em 5 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.