São Paulo, terça-feira, 08 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planalto tem "gambiarra", diz presidente

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao justificar a reforma que promoverá no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a sede do governo federal "tem tanta gambiarra que qualquer hora corre o risco de incendiar". Lula listou defeitos nas instalações da sede do governo e criticou os que condenam a sua decisão de fazer a obra.
"As mesmas pessoas que muitas vezes fazem essas críticas costumam viajar para outros países, sobretudo para a Europa, adoram visitar aqueles castelos quase milenares e voltam fascinadas: "Por que o Brasil não preserva o seu patrimônio, como a Europa?", afirmou, em solenidade na antiga sede do governo do Distrito Federal, o Palácio do Buriti.
O Buriti abrigará a estrutura da Presidência enquanto durar a reforma no Planalto. A mudança de Lula e seus principais ministros deve começar em agosto, assim que a equipe de segurança terminar as modificações no Buriti.
O evento de ontem era uma mera formalidade para tornar possível a cessão do prédio ao governo federal. Mas Lula e o governador José Roberto Arruda (DEM) transformaram o episódio num ato político, com trocas de elogios. Lula optou pelo local para agradar Arruda -a outra opção era o Centro Cultural Banco do Brasil.
O presidente afirmou que quer deixar a sede do governo "como era no tempo do Juscelino [Kubitschek, primeiro presidente a ocupá-lo]".


Texto Anterior: Senado: Garibaldi diz ser contrário à discussão sobre terceiro mandato
Próximo Texto: Presidente do PSDB pede pressa para oficializar candidatura de Alckmin
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.