São Paulo, sábado, 08 de maio de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Boca aberta
De Lula a um petista com quem conversou pelo telefone na noite de quinta, logo após a exibição do horário televisivo do partido: "Que programa é esse? Estão achando que meu governo já acabou?" O presidente reprovou o tom defensivo da peça.

Estrela apagada
Seus inimigos da Secom podem estar feridos, mas Duda Mendonça já viveu dias melhores. Antes do programa, seus grandes admiradores no petismo eram Lula e Marta Suplicy. Agora, o primeiro perdeu entusiasmo, embora culpe também o PT pelo que viu na televisão.

Matéria-prima
A tropa de Duda Mendonça reconhece que a propaganda petista foi defensiva, mas lembra que para vender realizações é preciso ter o que mostrar.

Todos de acordo
Avaliação de quem acompanhou a feitura do programa do PT: é natural que Lula não tenha gostado, pois foi atenuado o tom emocional e de campanha que tanto o agrada, mas o presidente não tem motivo para estar surpreendido. O material foi visto previamente por José Dirceu, Antonio Palocci e José Genoino.

Nas entrelinhas
Diante do cenário de grande beleza natural escolhido para abrir e encerrar o programa do PT, telespectador atento pergunta: "De quem foi a idéia genial de colocar a bandeira brasileira à beira do abismo?".

Método científico
Aos maldosos que enxergam paralisia no governo, José Dirceu respondeu na televisão que "Lula não tem dia nem hora para chamar seus ministros". Não deve ter ocorrido ao redator que a frase tem duplo sentido.

Musa de outono
Os mesmos maldosos elegeram a imagem de Ideli Salvatti imobilizada como a que melhor ilustra a situação do governo.

Dia de São Nunca
Depois de ter cumprido todas as exigências da CEF, o governador pefelista Paulo Souto espera há seis meses a assinatura de empréstimo de R$ 230 mi, já autorizado pelo Tesouro, para obras de infra-estrutura na Bahia. "Sem a assinatura, nem abrir as licitações eu posso."

É pra já
Segundo a assessoria da Caixa, o empréstimo deverá ser assinado na semana que vem, durante visita de Lula a Salvador.

Despesa forçada
Roberto Requião depositou em juízo R$ 11.194,63 como devolução de 13º salário recebido no período em que foi prefeito de Curitiba (1986-1989). A ação popular contra o ganho adicional do atual governador do Paraná tramitou por dez anos.

Filme queimado
Entre simpatizantes do novo partido a ser criado por ex-petistas, não pegou bem o voto de Heloísa Helena a favor da reabertura dos bingos. Deixou a impressão de que a senadora alagoana topa qualquer negócio para derrotar o governo Lula.

Bom entendedor
Preterido na disputa do PFL, Romeu Tuma reagiu à indicação de Pinotti como pré-candidato da sigla a prefeito de São Paulo dizendo-se "livre para tomar o rumo que achar melhor".

Meia palavra
A frase, segundo pefelistas, é a senha para apoiar Arnaldo Jardim (PPS), que poderá ter Romeu Tuma Jr. como vice. Ou responder aos acenos do PTB.

Linha cruzada
O vice Clésio Andrade (PL-MG) nega ter rompido com o tucano Aécio Neves. O governador, porém, não pode ouvir falar na candidatura dele à Prefeitura de Belo Horizonte.

Visita à Folha
Michel Temer, deputado federal e presidente nacional do PMDB, visitou ontem a Folha.

TIROTEIO

Do deputado petista Doutor Rosinha (PR), sobre a derrubada da MP que proibia o funcionamento das casas de bingo:
-Na ânsia de derrotar o governo Lula, o Senado deu salvo-conduto ao crime organizado.

CONTRAPONTO

Contra ou a favor

Vizinhos em Brasília, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral Carlos Velloso e Sepúlveda Pertence votaram de maneira oposta no julgamento do processo que pedia a cassação do governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, no dia 28.
Pertence votou pela cassação. Velloso, contra. No domingo seguinte à decisão, favorável a Roriz, a tranqüilidade da manhã na superquadra em que vivem foi quebrada por um trio-elétrico.
Velloso, que mora no primeiro andar, acordou ao som do jingle da campanha eleitoral de Roriz (PMDB) em 2002.
O ministro foi até a janela espiar o que estava acontecendo. Viu cabos-eleitorais, com camisetas da candidatura vencedora, dançando animadamente.
No dia seguinte, Pertence comentou com um colega:
-Até agora não descobri se aquela "matinata" era contra mim ou a favor do Velloso.


Próximo Texto: Política salarial: Ministro reprova proposta de Lula e vê danos a aposentados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.