São Paulo, sábado, 08 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Quatro entidades têm 2 milhões de pensionistas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Quatro entidades sindicais têm se destacado nas discussões com o governo em relação à idéia de desvincular os benefícios da Previdência do reajuste do salário mínimo. Juntas, representam cerca de 2 milhões de aposentados e pensionistas.
Fundada em 1985, a Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas) representa 18 federações, 800 associações e 1 milhão de inativos. O presidente é João Resende Lima, 65, ex-encarregado-geral de montagem industrial.
A Anapi (Associação Nacional de Aposentados, Pensionistas), criada em 2001, é presidida por Antônio Carlos Domingues da Costa, 55, aposentado da siderúrgica Cosipa. Agrega 180 entidades e 500 mil aposentados e pensionistas. Ele também preside a Federação de Associações e Departamentos de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo. Estão ligados à federação 300 mil inativos de 80 entidades.
O Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical foi fundado em 2000 e tem 297 mil filiados. É presidido por João Batista Inocentini, 53, um ferramenteiro aposentado.
A taxa de mensalidade da entidade subirá de R$ 0,50 para R$ 1 no próximo mês. As demais entidades recebem repasses do imposto sindical e das entidades que representam.


Texto Anterior: Querem matar os velhos, diz sindicato
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.